“Portugal voltará a ter o acompanhamento normal” depois de pagar a dívida, diz o FMI

A equipa do FMI está em Lisboa no âmbito da sétima avaliação pós-programa, cuja missão se iniciou esta semana. Esta poderá ser a última depois de Portugal reembolsar a totalidade da dívida ao Fundo.

Portugal volta a ter um acompanhamento normal por parte do Fundo Monetário Internacional, depois de reembolsar integralmente o empréstimo contraído no âmbito do pedido de ajuda financeira, em maio 2011, garante a instituição liderada por Christine Lagarde, ao ECO.

“Portugal volta a ter o acompanhamento normal que todos os países membros do FMI têm”, sublinhou fonte oficial do FMI. Assim, Portugal vai deixar de ser alvo das avaliações regulares feitas no âmbito do pós-troika. A equipa do FMI está inclusivamente em Lisboa esta semana, no âmbito da sétima avaliação pós-programa.

Portugal volta a ter o acompanhamento normal que todos os países membro do FMI têm.

Fonte oficial do FMI

O primeiro-ministro Costa anunciou esta quinta-feira no Parlamento que Portugal vai pagar até ao final do ano os 4,7 mil milhões de euros que ainda deve ao Fundo. Este valor em dívida representa 17% do montante global que Portugal pediu ao fundo — 26,3 mil milhões de euros. Além disso, este reembolso também terá um impacto positivo nos custos de financiamento do país.

Agora, Portugal passa a ser monitorado pelo Fundo apenas no âmbito do “processo da consulta do Artigo IV, que inclui uma missão principal (como a que houve em maio passado), de onde se produz um comunicado inicial e o staff report que é apresentado ao board”, explica a mesma fonte oficial. No entanto, também é costume haver também uma visita mais informal no meio do ciclo.

No último Artigo IV, o FMI reviu em baixa a meta do défice para este ano (0,7%) face às previsões de abril, alinhando-a com a do Governo, mas piorou ligeiramente a projeção de crescimento económico (2,3%). A missão que esteve em Lisboa pediu ainda contenção nos salários do Estado e nas pensões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Portugal voltará a ter o acompanhamento normal” depois de pagar a dívida, diz o FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião