Chumbo ao acordo do Brexit no Reino Unido seria “uma tragédia”, alerta António Costa

O acordo do Brexit ainda tem de passar no Parlamento britânico. Mas o primeiro-ministro português nem quer pensar nesse cenário, que seria "uma tragédia".

O Parlamento britânico ainda tem de se pronunciar sobre o acordo do Brexit, que foi aprovado este domingo pelo União Europeia. Mas se o documento for chumbado em Westminster, o resultado será “uma tragédia”, disse o primeiro-ministro português, António Costa, na cimeira dos líderes europeus que decorre em Bruxelas.

Ainda assim, a possibilidade de um chumbo no Parlamento britânico é um cenário que o representante português nem quer pensar: “Não vamos estar aqui a especular. Muitos julgavam impossível, em muitos momentos, que este acordo pudesse ser concluído, mas foi concluído. E é um bom acordo”, referiu.

“Não há alternativas. Este é o acordo. As alternativas foram todas negociadas e testadas ao fim destes meses. Ao fim de 21 meses, chegámos aqui”, disse António Costa numa conferência de imprensa. E acrescentou: “A única referência que existe entre todos nós é que estamos todos satisfeitos com o acordo, quer a União Europeia, quer a primeira-ministra britânica. Foi um grande trabalho das equipas negociais.”

António Costa aproveitou também para dizer que o acordo é “completamente satisfatório” para Portugal, pois protege os direitos dos cidadãos portugueses no Reino Unido e os direitos dos cidadãos britânicos a residirem em Portugal. “É um acordo que garante e protege todas as denominações de origem dos produtos portugueses e também assegura a estabilidade da execução do quadro financeiro em curso, [pois o Reino Unido] garante até ao final deste quadro financeiro todos os seus compromissos”, sublinhou.

Para o primeiro-ministro, todo este processo foi uma “prova extraordinária da unidade e da solidariedade europeias”. “Nos momentos difíceis, fomos capazes de nos unir”, concluiu.

(Notícia atualizada às 12h17 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chumbo ao acordo do Brexit no Reino Unido seria “uma tragédia”, alerta António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião