Lisboa segue perdas da Europa. BCP pressiona

A bolsa nacional encerrou com perdas ligeiras numa sessão muito volátil. Acompanhou o rumo negativo das pares europeias, num dia ainda marcado pela crise do Brexit. O BCP ditou o rumo do PSI-20.

Foi pouco, mas o suficiente para ditar um desfecho negativo na última sessão da semana na bolsa nacional. O PSI-20 fechou com perdas muito ligeiras, numa sessão marcada por altos e baixos. A crise do Brexit voltou a marcar a agenda dos investidores e a ditar perdas também para as restantes praças bolsistas do Velho Continente. Por Lisboa, o BCP foi o principal responsável pelo deslize do índice bolsista.

O PSI-20 encerrou a sessão a perder 0,06%, para os 4.913,93 pontos, com nove títulos no vermelho, sete em alta e um inalterado: a EDP Renováveis.

O deslize de 1,4%, para os 24,65 cêntimos, dos títulos do BCP acabou por determinar o rumo do índice lisboeta. Mais dilatada foi a perda sofrida pelos títulos da Mota-Engil. As ações da construtora recuaram 2,61%, para os 1,57 euros, logo atrás da Pharol, que recuou 3,13%, para os 17,34 cêntimos por ação.

A condicionar o rumo do PSI-20 esteve ainda a Nos e a Navigator. As ações da operadora perderam 1,36%, para os 5,085 euros, enquanto as das papeleiras deslizaram 0,91%, para os 3,914 euros.

A subida da Galp Energia a não foi suficiente para impedir que a praça lisboeta encerrasse em terreno negativo. As ações da petrolífera somaram 0,95%, para os 14,86 euros, desempenho que acompanhou o rumo das cotações do “ouro negro”. O preço do barril do Brent transacionado em Londres avançava 0,62%, para os 67,03 dólares.

Também a Jerónimo Martins sobressaiu pela positiva, com as suas ações a valorizarem 1,19%, para os 10,65 euros.

(Notícia atualizada às 17h03 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue perdas da Europa. BCP pressiona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião