Marques Mendes: “Fica a sensação que José Silvano e Emília Cerqueira não estão a falar a verdade”

Sobre a polémica das falsas presenças de José Silvano no Parlamento, o comentador da SIC e antigo líder do PSD diz que, “conhecendo o que a casa gasta, um faltou e outro fez um jeitinho”.

“Não acredito nestas explicações [dadas por José Silvano e Emília Cerqueira]. Se a deputada tivesse vindo a público logo a seguir à notícia do Expresso, as pessoas acreditariam”, defendeu Marques Mendes no seu comentário semanal na SIC.

O problema, considera Mendes, é que “só quando o Expresso descobriu que foi Emília Cerqueira é que ela veio a público. Passou uns dias a ver se passava entre os pingos da chuva”.

Recorde-se que a deputada do PSD justificou o silêncio durante uma semana, com o facto de ter estado durante o fim de semana anterior fora do país e não ter visto as notícias sobre o caso José Silvado.

Fica a sensação que José Silvano e Emília Cerqueira não estão a falar a verdade. Conhecendo o que a casa gasta, um faltou e outro fez um jeitinho”, afirmou Marques Mendes, antigo líder do PSD.

Sobre o atual líder dos social-democratas, Rui Rio, o comentador refere que não esteve bem neste caso: “Se Rio prometeu um banho de ética, se não atua, a credibilidade dele é afetada. A imagem mais forte que sempre teve é de seriedade, de quem não pactua com vigarices, e está a perder essa imagem”.

Ainda sobre a polémica, afirma que este caso “não seria muito grave se [Silvano e Cerqueira] tivessem feito a única coisa correta: se viessem com humildade a público admitir que cometeram uma falha. A humildade não é sinónimo de fragilidade”, acrescenta.

“É péssimo para a imagem do Parlamento”, conclui o comentador da SIC.

O tema das faltas dos deputados ganhou relevo na última semana, com o caso das falsas presenças de José Silvano, em pelo menos duas reuniões plenárias, a 18 e 24 de outubro.

A deputada social-democrata Emília Cerqueira admitiu que pode sido ela inadvertidamente a registar José Silvano quando entrou no computador com a password do secretário-geral do partido para consultar documentos partilhados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes: “Fica a sensação que José Silvano e Emília Cerqueira não estão a falar a verdade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião