Republicanos perdem Câmara, mas reforçam maioria no Senado

  • Lusa e ECO
  • 7 Novembro 2018

Donald Trump classifica os resultados das intercalares como "tremendo sucesso" depois de manter o controlo do Senado. Já os democratas conquistaram a maioria dos lugares na Câmara dos Representantes.

Os republicanos vão manter o controlo do Senado por mais dois anos, um resultado classificado como “tremendo sucesso” pelo Presidente norte-americano e que contraria as expetativas dos democratas de uma onda anti-Trump que lhes garantisse uma maioria.

O resultado ficou praticamente garantido quando o republicano Kevin Cramer derrotou a senadora democrata de Dakota do Norte, Heidi Heitkamp, e quando o empresário republicano Mike Braun derrotou o senador Joe Donnelly em Indiana.

Outro dos resultados importantes foi quando o senador republicano Ted Cruz derrotou Beto O’Rourke, estrela emergente do Partido Democrata, e foi reeleito pelo estado do Texas. Já na Flórida, com o republicano Ron DeSantis a ser reeleito Florida, derrotando o democrata Andrew Gillum.

os democratas conquistaram a maioria dos lugares na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), cujo controlo pertencia aos republicanos. Esta maioria permite aos democratas investigar alguns assuntos sensíveis, como os esquemas fiscais duvidosos de Trump e possíveis conflitos de interesse. Também ganham poder para fazer recuar algumas políticas propostas pelo Presidente, como o muro na fronteira com o México.

Resultados das eleições para a Câmara dos Representantes até ao momentoGoogle

Uma maioria na Câmara é suficiente para um impeachment, no caso de existirem provas de obstrução de justiça ou de colusão com a Rússia na campanha de 2016. Mas o Congresso não podia removê-lo do cargo sem uma maioria de dois terços no Senado.

O presidente Donald Trump telefonou à líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, para a felicitar pela vitória do seu partido naquele órgão do Congresso norte-americano.

Numa curta publicação na rede social Twitter, Trump considerou os resultados destas eleições como “um imenso sucesso”, agradecendo a todos o apoio dado às candidaturas republicanas.

O líder norte-americano acrescentou ainda dois tweets com uma citação de Ben Stein a elogiá-lo, onde se refere que “só houve cinco vezes nos últimos 105 anos que um Presidente incumbente ganhou lugares no Senado, no ano em que não vai a eleições”. O comentador político apelida Trump de “o homem mágico”.

Nas eleições intercalares estiveram em causa a escolha de 435 lugares na Câmara dos Representantes e 35 lugares no Senado. Dos lugares no Senado que não foram a votos esta terça-feira, 23 são dos Democratas (que precisavam de ganhar 28 dos 35 lugares para ter a maioria) e 42 pertencem aos Republicanos.

Resultado das eleições para o Senado até ao momentoGoogle

Para além disso, 36 dos 50 estados federais votaram para eleger os seus governadores e há houve eleições a nível municipal. É também neste sufrágio que são decididos vários cargos públicos, bem como uma série de iniciativas legislativas.

Os democratas tinham o conjunto de candidatos mais diverso na história do país. Rashida Tlaib e Ilhan Omar foram as primeiras mulheres muçulmanas eleitas para o Congresso norte-americano, e foi também quebrado o recorde de mais mulheres a servir na Câmara ao mesmo tempo, sendo que serão cerca de 100.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Republicanos perdem Câmara, mas reforçam maioria no Senado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião