Volkswagen vai recrutar 300 especialistas em IT para novo centro de desenvolvimento em Lisboa

Serão contratados 300 especialistas em Tecnologias de Informação (IT, na sigla inglesa) para desenvolverem software, sobretudo para os ecossistemas digitais e para processos corporativos internos.

A Volkswagen continua interessada em expandir as suas competências em software, bem como empenhada em avançar no processo de transformação digital. Em Portugal há mais de 25 anos — nomeadamente com a Autoeuropa em Palmela –, o fabricante de automóveis acaba de inaugurar o novo centro de desenvolvimento de software da marca, que tem lugar na capital portuguesa, onde irá contratar 300 especialistas em Tecnologias de Informação.

António Costa foi o primeiro a dar a notícia, através da sua conta de Instagram. “Recebi o vice-presidente executivo da Volkswagen, Martin Hoffman”, escreveu o primeiro-ministro na publicação. “Saúdo a confiança renovada da Volskwagen em Portugal com o novo investimento que hoje inauguram em Lisboa: o novo centro de desenvolvimento de software“.

Para o novo centro serão contratados 300 especialistas em Tecnologias de Informação (IT, na sigla inglesa) para desenvolverem software, sobretudo para os ecossistemas digitais e para processos corporativos internos do grupo que reúne várias marcas de automóveis.

Desses especialistas, 100 vão dedicar-se ao desenvolvimento de soluções baseadas na nuvem (cloud), especificamente para a MAN Truck & Bus, uma das principais fornecedoras a nível internacional de veículos comerciais.

“O desenvolvimento de software para novos serviços digitais está a tornar-se uma competência fundamental para a Volkswagen (…) um elemento estratégico nos esforços da Volkswagen para atender à crescente procura de soluções avançadas”, diz Martin Hofmann, Chief Information Officer (CIO) do Grupo Volkswagen, em comunicado. “Estamos a construir o know-how necessário para [atingir] essa finalidade, numa configuração descentralizada”, acrescenta.

Volkswagen veio para Lisboa “para recrutar os melhores especialistas”

Lisboa foi a cidade escolhida para instalar o centro de desenvolvimento do grupo Volkswagen por uma questão de recrutamento de pessoal. “Para recrutar as melhores pessoas, devemos ir onde as melhores pessoas estão“, refere Hofmann. De acordo com o CIO do grupo, estes centro de desenvolvimento de software da Volkswagen “são únicos no cenário tecnológico”, combinando programação, emparelhamento e uma atmosfera de startup.

“Lisboa é o local certo para recrutar os melhores especialistas de que precisamos para fazer progressos significativos”, afirma Stephan Fingerling, CIO da MAN Truck & Bus, que está empenhada nos serviços de transporte inteligentes e sustentáveis.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, também já reagiu à novidade, dizendo que o investimento da Volkswagen “permitirá fomentar a inovação, a criatividade e empregar e reter pessoas altamente qualificadas na cidade“.

O grupo alemão espera que o novo SDC [Software Development Center] lisboeta continue a acelerar o ritmo da transformação digital, contribuindo para o espírito inovador e para o crescimento da comunidade IT dentro do grupo Volkswagen.

Esta é já a terceira instalação deste género. A Volkswagen já possui dois centros de desenvolvimento de software, com várias centenas de especialistas em IT, na Alemanha (em Wolfsburg e Berlim).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen vai recrutar 300 especialistas em IT para novo centro de desenvolvimento em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião