Vinho português entra em projeto europeu sobre ameaças climáticas

  • Lusa
  • 29 Outubro 2018

O objetivo do projeto financiado pela União Europeia é enfrentar as potenciais ameaças das alterações climáticas a setores agrícolas como o do vinho.

Portugal integra um projeto financiado pela União Europeia (UE) em quase cinco milhões de euros, que tem como objetivo enfrentar as potenciais ameaças das alterações climáticas a setores agrícolas como o do vinho.

O projeto, designado MED-GOLD, começou já em dezembro de 2017 e foi esta segunda-feira apresentado em Vila Nova de Gaia, no quadro da sua primeira assembleia-geral.

O MED-GOLD destina-se aos setores do vinho, azeite e trigo duro e a Sogrape “representa o setor vitivinícola europeu”, com a perspetiva de este ser “mais competitivo e adaptável aos efeitos das alterações climáticas”, explicou o enólogo e administrador daquela empresa Miguel Pessanha.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Sogrape, António Graça, referiu que este projeto incide sobre “os três principais setores agroalimentares da bacia mediterrânica”, o que explica o envolvimento também de Itália, através da empresa Barill, para o trigo duro, e de Espanha, através da cooperativa andaluza DCOOP, para o azeite.

A coordenação científica é de Luigi Ponti, da agência italiana para o desenvolvimento sustentável, o qual acrescentou que o MED-GOLD “é o maior projeto europeu para a aumentar a resiliência das cadeias agroalimentares”. Ponti reforçou, também, ser crucial “a valorização do investimento que os poderes públicos europeus fizeram” nesse campo científico, fornecendo aos agentes interessados informações sobre o impacto potencial das mudanças climáticas na sua atividade económica.

O MED-GOLD, de acordo com um documento fornecido à comunicação social, pretende recolher, avaliar e caracterizar “séries históricas sobre observações do tempo e do cultivo, que servirão de base para a criação de modelos matemáticos e, a partir destes, para realizar previsões sobre anos agrícolas”.

Com essas informações, empresários, gestores e técnicos poderão tomar decisões sobre “plantações de vinhas, escolhas de locais e de castas e porta-enxertos ou de planeamento operacional de cada campanha, aprovisionamento, vindimas e outras decisões”, explicitou António Graça.

“A utilização de informação climática, que pode incluir previsões para os próximos meses — ou até mesmo projeções relativamente ao estado do clima nos próximos 20, 30, 50 anos — é essencial para o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão”, reforçou a perita Marta Soares, da Universidade de Leeds.

O MED-GOLD é um projeto para durar quatro anos, financiado a 100% pela União Europeia, no âmbito do Horizontes 2020, e as ferramentas que forem desenvolvidas ficarão disponíveis “para toda a comunidade de utilizadores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vinho português entra em projeto europeu sobre ameaças climáticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião