Lucro da Media Capital sobe 25%. Há mais publicidade

A dona da TVI melhorou em 25% o resultado líquido face a 2017, alcançado lucros de 12,08 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

O grupo Media Capital MCP 0,00% aumentou em 25% os lucros nos primeiros nove meses do ano, comparativamente com o mesmo período do ano passado, tendo alcançado um resultado líquido positivo de 12,08 milhões de euros no acumulado até setembro. Neste período, a dona da TVI gerou mais dinheiro com o negócio da televisão, fruto do crescimento das receitas com a publicidade, mas também com a produção audiovisual.

Entre janeiro e setembro, os lucros do maior grupo de media português aumentaram 25% face a 2017, cifrando-se em 12,08 milhões de euros. A melhoria também foi expressiva no terceiro trimestre, em que o resultado líquido melhorou 16% face ao ano anterior, para 1,6 milhões de euros.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) total da Media Capital melhorou 8% até setembro, para 24,49 milhões de euros. A impulsionar este indicador esteve a melhoria do EBITDA com o negócio da rádio, que cresceu 25%, para 4,559 milhões de euros.

A explicar a melhoria das contas da Media Capital está, sobretudo, o aumento das receitas que subiram 3% para cerca de 126 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018. No geral, as receitas com o negócio da publicidade melhoraram 2%, com a dona da TVI a faturar 84,55 milhões de euros com os anúncios na televisão e na rádio. Na televisão, a publicidade cresceu 1%, enquanto na rádio as receitas com os anúncios aumentaram 3% até setembro.

A Plural também contribuiu de forma expressiva para a melhoria das receitas da Media Capital. As receitas da produtora aumentaram 12% entre janeiro e setembro, face aos mesmos nove meses de 2017, de 20,844 milhões para 23,352 milhões de euros. A explicar a subida está o “aumento substancial da atividade de produção televisiva em Portugal”, justifica a Media Capital.

As contas foram penalizadas por um aumento dos gastos operacionais na ordem dos 2%. As despesas do grupo até setembro aumentaram de 22,745 milhões para 24,49 milhões de euros em 2018. A Media Capital fechou ainda o mês de setembro com uma dívida líquida de 93,137 milhões de euros. O passivo da dona da TVI encolheu 2% face a 2017.

Evolução das ações da Media Capital na bolsa de Lisboa

(Notícia atualizada às 17h06 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Media Capital sobe 25%. Há mais publicidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião