Hoje nas notícias: precários, CGD, Tancos e pensões

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os dividendos da CGD podem representar um encaixe de 200 milhões de euros para o Estado. Costa quer que se apurem as “discrepâncias” no programa de precários. Já os limites para as pensões antecipadas, anunciados por Vieira da Silva, podem levar a um adiamento da reforma de quatro anos. Estas e outras notícias marcam as manchetes nacionais.

Costa exige a ministros que apurem “discrepâncias” no programa de precários

António Costa quer apurar as razões que explicam a diferença entre o número de candidaturas recebidas no Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP) e os pareceres favoráveis dados até agora. Aos ministros das Finanças e do Trabalho foi dado um prazo de oito dias para perceberem essa discrepância. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

CGD poderá distribuir um dividendo de 200 milhões em 2019, diz Mourinho Félix

O Estado espera encaixar cerca de 200 milhões de euros, em 2019, com os dividendos da Caixa Geral de Depósitos. O valor é avançado pelo secretário de Estado Adjunto e das Finanças. Mourinho Félix revela ainda que Portugal poderá pagar mais dois mil milhões de euros ao FMI em 2018, garante que o Orçamento “é prudente e acautela os riscos” e rejeita as críticas de que as previsões de investimento são excessivamente otimistas. O secretário de Estado avança ainda, por outro lado, que a emissão de dívida em moeda chinesa vai avançar até junho. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Norma travão pode adiar reformas em quatro anos

As mudanças nas condições impostas ao acesso às pensões antecipadas podem levar a uma espera de quatro anos pela reforma, se não for aplicado um período de transição — que o ministro Vieira da Silva anunciou em entrevista à Sic Notícias na quinta-feira à noite, embora sem especificar a sua duração. Se esse período de transição não existisse, tal como foi inicialmente anunciado pelo ministro Vieira da Silva, quem não estiver desempregado pode ter de adiar a reforma quatro anos para evitar grandes penalizações. Já para aqueles desempregados, sem subsídio, o tempo de espera pode chegar aos seis anos. O PS já demonstrou abertura para clarificar os objetivos do normativo. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Dívidas deixadas por milionários ultrapassam 1,5 mil milhões de euros

Depois de se conhecer que existem menos milionários em Portugal, sabe-se que as dívidas deixadas superam os 1,5 mil milhões de euros. Na liderança da lista de falências encontra-se um empresário da construção e o antigo presidente da Naval 1º de maio. Apesar de o futebol ser um negócio que movimenta muito dinheiro, sete insolvências particulares ultrapassam o passivo dos três grandes clubes portugueses. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Ex-Chefe do Estado-Maior do Exército implicado em documentação do caso Tancos

O general Rovisco Duarte, que apresentou a demissão nesta quarta-feira, terá impedido a PJ de entrar no Campo Militar de Santa Margarida, no dia em que apareceram as armas furtadas em Tancos. Esta informação está presente em documentos entregues pelo tenente-general Martins Pereira ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal. O tenente-general recebeu a documentação do diretor da PJM, coronel Luís Vieira, e do ex-porta-voz dessa polícia, major Vasco Brazão. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: precários, CGD, Tancos e pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião