Governo sobe impostos sobre carros das empresas

  • ECO
  • 15 Outubro 2018

Para as viaturas com um custo inferior a 25 mil euros, a taxa passa de 10% para 15%, uma subida de cinco pontos percentuais que, na prática, equivale a um aumento de 50% do valor.

As taxas de tributação autónoma sobre os gastos com viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos das empresas vão subir com o Orçamento do Estado para 2019, um aumento de impostos transversal a todas as empresas. O aumento incidirá sobre os carros de valor mais baixo que são os mais populares nas pequenas e médias empresas.

O documento, que será entregue esta segunda-feira pelo Governo no Parlamento — e que foi aprovado este sábado, depois de uma maratona de quase 12 horas — prevê um agravamento do imposto sobre os carros das empresas que, dependendo do valor dos veículos, pode chegar aos 50%, escreve o Jornal de Negócios (acesso condicionado).

De acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado, para as viaturas com um custo inferior a 25 mil euros, a taxa passa de 10% para 15%, uma subida de cinco pontos percentuais que, na prática, equivale a um aumento de 50% do valor.

“É uma receita garantida porque as empresas já adquiriram os carros e não podem fugir e, no geral, acredito que seja bastante penalizador e um aumento transversal, já que poucas empresas não terão viaturas”, esclarece Renato Correia, especialista da Deloitte, citado pelo Negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo sobe impostos sobre carros das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião