BE: Propina máxima cai mais de 200 euros para os 856 euros

  • Marta Santos Silva
  • 13 Outubro 2018

A propina máxima vai cair neste Orçamento. "No ano letivo de 2019-2020 a propina máxima passará a ser de 856 euros", anunciou Mariana Mortágua.

A propina máxima no ensino superior passará a ter o valor de dois Indexantes dos Apoios Sociais (IAS), fixando-se nos 856 euros, uma queda de mais de 200 euros relativamente ao valor atual, anunciou este sábado a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua.

A deputada, que falava numa conferência de imprensa transmitida pela RTP 3, esclareceu que nas negociações com o Governo tinha sido fechado que o Orçamento do Estado para 2019 incluirá esta redução no valor máximo das propinas, com o intuito de tornar mais fácil para as famílias suportar os estudos superiores.

Atualmente, a propina máxima é de 1.068 euros anuais. “Sabemos que a educação universitária tem um custo demasiado elevado para muitas famílias”, afirmou Mortágua. “No ano letivo de 2019-2020 a propina máxima passará a ser de 856 euros.”

Na mesma conferência de imprensa, a porta-voz do Bloco de Esquerda anunciou outras medidas acordadas entre o Governo e este parceiro, incluindo o fim da penalização na reforma antecipada para as longas carreiras ainda em 2019 e uma redução de 5% na fatura da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE: Propina máxima cai mais de 200 euros para os 856 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião