Uma app para poupar combustível e internet por satélite. Conheça os vencedores do Altice International Innovation Award

Já se conhecem os vencedores do Altice International Innovation Award: uma aplicação de inteligência artificial para camionistas e um projeto de internet por satélite. Ambos são portugueses.

A Altice premiou dois projetos portugueses na segunda edição do Altice Internacional Innovation Award, uma iniciativa que visa distinguir projetos inovadores do universo da tecnologia. A aplicação Fuel Save venceu o prémio de 50 mil euros na categoria “Startup”, enquanto o projeto Towards 5G: Tb/s speed Telecom Payloads ganhou o prémio de 25 mil euros na categoria “Academia”. Existiam finalistas de outros países, mas ambos os vencedores são portugueses.

Além do prémio de 50 mil euros da categoria “Startup”, a Fuel Save terá a oportunidade de concretizar um piloto com o grupo Altice. Trata-se de uma aplicação para camionistas que recolhe dados em tempo real e recorre à inteligência artificial para melhorar a condução destes profissionais.

Num comunicado, a Altice garante que a solução pode permitir “poupar até 20% de combustível”. A Fuel Save foi fundada este ano e encontra-se a testar a tecnologia em duas dezenas de camiões de “diferentes empresas transportadoras”.

Na categoria “Academia”, o projeto Towards 5G: Tb/s speed Telecom Payloads, da investigadora de Aveiro Vanessa Duarte, recebe um prémio de 25 mil euros e foi também escolhido pela Agência Nacional de Inovação (ANI) para a atribuição da distinção Born from Knowledge Awards, que se traduz num segundo prémio no valor de 5.000 euros.

Na base do projeto está a ideia de que, com a evolução das telecomunicações, não vai ser possível fazer chegar internet a todo o globo através da rede de fibra ótica. Desta forma, a investigadora estudou uma tecnologia para satélites com vista a alcançar um débito total de 1 Tb/s (um terabyte por segundo).

A entrega dos prémios decorreu esta quinta-feira à noite, no Capitólio, em Lisboa. A distinção foi atribuída por um júri, do qual fizeram parte altos responsáveis da dona da Meo a nível nacional e internacional, mas também Simon Schaefer, presidente da Startup Portugal, e António Bob Santos, administrador da ANI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma app para poupar combustível e internet por satélite. Conheça os vencedores do Altice International Innovation Award

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião