Verdes defendem que valor para aumentos salariais “pode ser negociado”

À saída do encontro com o ministro das Finanças, a deputada Heloísa Apolónia lamentou a "obsessão muito grande do Governo com o défice".

Os Verdes consideram que o valor disponível para aumentar os salários da Função Pública em 2019 “pode também ele ser negociado“, apesar de no fim de semana o Governo ter apresentado o montante como fechado. Para o Governo apenas há que negociar a forma de fazer os aumentos, mas para este parceiro político os sindicatos podem continuar a negociar o montante.

Quem o defendeu foi a deputada dos Verdes Heloísa Apolónia, em declarações aos jornalistas, depois do encontro com o ministro das Finanças que está a apresentar aos partidos as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2019.

O Governo adiantou ter 50 milhões de euros para aumentos na Função Pública, admitindo três cenários para distribuir a verba.

Os parceiros políticos têm sinalizado que preferem aumentos para todos os funcionários públicos, o que implica aumentos menores.

“Defendemos um aumento real e para todos os funcionários”, disse depois da reunião.

A deputada acrescentou ainda que Os Verdes estão disponíveis para continuar a debater na especialidade o aumento extraordinário das pensões — falta saber quando será pago –, defendeu mais investimento na ferrovia e na cultura.

Os Verdes precisaram que o ministro transmitiu na reunião que a meta do défice é de 0,2% do PIB. O Governo tem “uma obsessão muito grande com o défice”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Verdes defendem que valor para aumentos salariais “pode ser negociado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião