Google recorre da multa recorde imposta pela União Europeia

  • Lusa
  • 9 Outubro 2018

"Recorremos contra a decisão da Comissão Europeia sobre o Android no Tribunal da União Europeia", diz a Google.

O grupo norte-americano Google anunciou que recorreu contra a multa recorde de 4,34 mil milhões de euros, imposta em julho pela União Europeia (UE) por abuso de posição dominante do sistema de exploração para “smartphones Android”.

“Nós recorremos contra a decisão da Comissão Europeia sobre “Android” no Tribunal da União Europeia“, declarou o porta-voz da Google Al Verney, num email enviado à AFP.

Em 18 de julho, a Comissão Europeia aplicou uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android.

Esta sanção visava punir a Google por violação das regras anticoncorrenciais da União Europeia (UE) pela posição dominante do seu sistema operativo para smartphones, Android, de modo a garantir a predominância das suas próprias aplicações – com destaque para o serviço de navegação Chrome.

O valor da multa ultrapassa o anterior recorde, de 2,42 mil milhões, também atribuída à Google em junho de 2017 por favorecimento do serviço de comparação de preços Google Shopping em relação aos seus concorrentes.

O sistema de exploração Android é utilizado por 80% dos aparelhos na Europa e em todo o mundo, sendo o também gigante Apple a principal exceção.

O recurso pode tardar anos a ser julgado pela justiça europeia.

O tribunal da UE, composto de pelo menos um juiz por Estado-membro, é uma das duas jurisdições do Tribunal de Justiça da UE, cuja sede é no Luxemburgo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google recorre da multa recorde imposta pela União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião