Combustíveis em máximos de mais de três anos. Gasolina acima dos 1,60 euros, gasóleo supera 1,42 euros

Fontes do setor adiantaram que o litro de gasolina sobe dois cêntimos, enquanto o gasóleo fica três cêntimos mais caro a partir desta segunda-feira. Combustíveis estão em máximos de mais de três anos.

Os combustíveis voltam a ficar mais caros esta segunda-feira, com os preços da gasolina e do gasóleo a subirem para o valor mais elevado desde, pelo menos, 2015, refletindo a escalada dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

De acordo com fontes do setor, na gasolina, a subida deverá rondar os dois cêntimos por litro, na maior subida desde o início do ano. No gasóleo, o agravamento será de três cêntimos, representando o maior aumento desde maio deste ano.

Neste cenário, tudo aponta para que o litro de diesel, o combustível mais usado pelos portugueses, suba para os 1,428 euros na próxima semana. Já no caso da gasolina, o preço do litro deverá aumentar até aos 1,60 euros.

Para qualquer dos dois tipos de combustível, as subidas previstas para a partir da meia-noite da próxima segunda-feira, representam máximos de pelo menos desde abril de 2015, tendo em conta o histórico dos dados oficiais divulgados pela Direção Geral de Energia.

A evolução dos preços dos combustíveis reflete o comportamento do petróleo e derivados petrolíferos nos mercados internacionais durante a última semana. O barril de brent negociou acima dos 85 dólares, registo que sinalizou na passada terça-feira e que representa um máximo que não era alcançado já desde 2014. A matéria-prima tem estado sob pressão altista devido aos persistentes receios dos investidores quanto à escassez de oferta global.

(Notícia atualizada às 09h28 do dia 08/10/2018 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis em máximos de mais de três anos. Gasolina acima dos 1,60 euros, gasóleo supera 1,42 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião