Trump aumentou fortuna do pai com esquemas fiscais. Recebeu mais de 400 milhões de dólares

O Presidente dos EUA terá participado em esquemas fiscais "duvidosos", que incluem casos de fraude, nos quais Trump e os seus irmãos ajudaram os pais a esquivarem-se dos impostos.

Donald Trump continua a dar que falar, e não pelas melhores razões. Desta vez, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) é acusado de ter participado em esquemas fiscais “duvidosos”, que incluem casos de fraude, nos quais Trump e os seus irmãos ajudaram os pais a esquivarem-se dos impostos, avança esta quarta-feira o jornal The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

Trump ganhou a presidência dos EUA proclamando-se bilionário e, já há muito tempo, que diz que o seu pai não lhe deu ajuda financeira quase nenhuma. No entanto, a investigação conduzida pelo The New york Times mostrou que o Presidente dos EUA recebeu pelo menos 413 milhões de dólares dos negócios imobiliários do seu pai, o construtor Fred C. Trump.

Foi com estes esquemas, durante a década de 1990, que Trump terá aumentado consideravelmente a fortuna que recebeu dos seus pais. Trump e os irmãos criaram uma empresa fictícia, em 1992, para disfarçar a transferência de dinheiro de Fred Trump para os filhos.

A investigação mostra, também, como é que Donald Trump ajudou o seu pai a evitar o pagamento de centenas de milhões de dólares em Imposto de Renda, por meio de brechas fiscais e da subestimação do valor dos seus bens.

“Os pais do Presidente, Fred e Mary Trump, transferiram mais de mil milhões de dólares em riqueza aos seus filhos, valor que poderia ter produzido uma fatura de 550 milhões em imposto, conforme a tarifa de 55% aplicada na época sobre doações e heranças. Os Trump pagaram um total de 52,2 milhões, cerca de 5%, mostram os registos tributários”, escreve o jornal.

Recorde-se que, durante a campanha presidencial, Trump promoveu-se como um magnata imobiliário graças ao seu próprio esforço, que começou somente com um empréstimo “muito pequeno” do seu pai.

Estado já está a investigar as obrigações fiscais da família Trump

Perante a investigação do NYT, que diz que Trump impulsionou a fortuna que herdou do seu pai através de esquemas fiscais “duvidosos”, o registo de impostos da família Trump já estão a ser analisados pelo estado de Nova Iorque.

O mesmo estado disse estar a examinar as alegações e a “perseguir vigorosamente todas as vias apropriadas de investigação”, segundo avança o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump aumentou fortuna do pai com esquemas fiscais. Recebeu mais de 400 milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião