Já há duas listas para concorrer contra Tomás Correia na Associação Mutualista

Listas derrotadas nas últimas eleições falharam acordo com Fernando Ribeiro Mendes e vão avançar com candidatura à Associação Mutualista. Ribeiro Mendes inicia campanha eleitoral esta quarta-feira.

As listas que perderam as últimas eleições para Tomás Correia vão avançar com uma candidatura própria para a liderança da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), isto depois de falhado o acordo com o único candidato já anunciado, Fernando Ribeiro Mendes, no sentido de apoiar uma solução alternativa única para derrotar o atual presidente da instituição.

Ao que o ECO apurou, dirigentes destas listas derrotadas, que integram nomes como António Godinho, Bagão Félix, Eugénio Rosa e Manuel Rogério, e Fernando Ribeiro Mendes mantiveram conversas até ao início desta semana para fechar um entendimento de última hora, mas sem sucesso.

“O assunto está arrumado. Cada um vai seguir o seu caminho”, disse uma fonte próxima das negociações do lado das listas derrotadas em 2015 ao ECO, reconhecendo que se falhou o objetivo de haver apenas uma única lista a concorrer contra Tomás Correia (que ainda não anunciou candidatura). “Desbloqueado este impasse, isto agora vai ter de acelerar com o calendário apertado que temos pela frente”, acrescentou a mesma fonte.

As eleições para os órgãos sociais da AMMG vão ter lugar já no próximo dia 7 de dezembro. Os associados são chamados a eleger o Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio, a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho Fiscal e o Conselho Geral para o triénio 2019-2021. Mas, antes disso, os candidatos terão de entregar as suas listas até final deste mês.

"O assunto está arrumado. Cada um vai seguir o seu caminho.”

Fonte próxima das negociações

Para já, apenas Fernando Ribeiro Mendes anunciou a intenção de concorrer às eleições para a maior mutualista do país, que conta com mais de 600 mil associados, mas tudo indica que a corrida eleitoral deverá ser feita a três.

O administrador dissidente da AMMG tem esta quarta-feira uma primeira aparição pública enquanto candidato, participando num encontro público que reúne o grupo de subscritores do designado Manifesto Anti-Tomás Correia, incluindo João Costa Pinto (ex-Banco de Portugal) e João Proença (ex-UGT) a ter lugar num hotel em Lisboa. Ainda não são conhecidos os nomes que vão integrar a sua lista.

Já Tomás Correia, que tem feito tabu sobre a sua candidatura a um quarto mandato, já adiantou que o atual conselho de administração que lidera vai apresentar uma lista mesmo que não seja encabeçada por si.

Que não haja “dúvidas de que vai aparecer um candidato proposto pelo [atual] conselho de administração”, disse há cerca de duas semanas Tomás Correia, citado pela agência Lusa. Na altura, o presidente da AMMG deixou algumas bicadas à concorrência que se perfila: “As alternativas não têm qualidade e não têm determinação para poder assumir tamanha responsabilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há duas listas para concorrer contra Tomás Correia na Associação Mutualista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião