5 coisas que vão marcar o dia

Vários organismos vão divulgar informação económica importante esta quinta-feira, incluindo dados do turismo neste Dia Mundial do Turismo.

Hoje é Dia Mundial do Turismo e vão ser conhecidos dados sobre o setor na União Europeia. Em Portugal, o INE vai divulgar os dados do inquérito à avaliação bancária, ao mesmo tempo que o Banco de Portugal vai atualizar indicadores que deverão permitir analisar a evolução da atribuição de crédito aos particulares e empresas não financeiras.

INE divulga avaliação bancária na habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar os dados do inquérito à avaliação bancária na habitação relativo ao mês de agosto de 2018. No mês anterior, julho, o valor médio de avaliação bancária foi de 1.187 euros, uma subida de sete euros relativa a junho — e pelo 16.º mês consecutivo — e que representou o valor mais elevado da última década. Os valores da avaliação bancária dizem respeito ao imobiliário e têm vindo a subir nos últimos meses. Estão divididos por três categorias: apartamentos, moradias e habitação.

Montepio apresenta resultados semestrais

O banco Montepio apresenta hoje, pelas 16h00, os resultados do exercício do primeiro trimestre de 2018. Os números surgem depois de os lucros do ano passado terem sido revistos de 30,1 milhões de euros para 6,4 milhões de euros, na sequência da entrada em funções do novo presidente executivo, Carlos Tavares. Na base da revisão esteve um ajustamento nas imparidades registadas. No primeiro semestre de 2017, o Montepio alcançou lucros de 13 milhões de euros.

Dia Mundial do Turismo? Eurostat faz raio-X ao turismo na UE

O Eurostat, gabinete de estatística da União Europeia, vai revelar esta quinta-feira as estatísticas do turismo nas diferentes regiões do bloco. Uma publicação que coincide com o Dia Mundial do Turismo. Vão decorrer em Portugal várias iniciativas para assinalar a data, incluindo a Cimeira do Turismo Português, promovida pela Confederação do Turismo de Portugal, a ter lugar em Lisboa. A cimeira vai abordar os desafios e oportunidades do turismo para a economia e sociedade.

Como vai concessão de crédito e particulares e empresas?

O Banco de Portugal (BdP) vai publicar dados relativos aos empréstimos a particulares e a sociedades não financeiras relativos ao mês de agosto deste ano. Estes dados surgem numa altura em que o crédito ao consumo atingiu máximos em julho, apesar do travão do BdP, mostraram os dados mais recentes do Banco Central Europeu (BCE). Em julho, o total do crédito à responsabilidade dos portugueses fixou-se nos 116.152 milhões de euros.

Comunicações em debate no congresso da APDC

É hoje que acontece o maior debate do setor das comunicações em Portugal: o Estado da Nação das Comunicações, integrado no congresso anual da APDC. Num raro momento de discussão, os mais altos responsáveis das principais operadoras vão estar sentados lado a lado para discutir, sem barreiras, os problemas e litígios que afetam este negócio. O debate conta com os líderes da Altice Portugal (Meo), Nos e Vodafone, bem como o presidente executivo dos CTT. É antecedido por uma palestra de João Cadete de Matos, presidente da Anacom, que regula as comunicações em Portugal. Começa às 15h30, no Centro Cultural de Belém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião