5 coisas que vão marcar o dia

Da execução orçamental aos CMEC, passando por eventos que contam com a presença dos principais responsáveis da banca nacional giram os principais temas que marcam esta terça-feira.

A economia estará em destaque, esta terça-feira, com a divulgação pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) da síntese de execução orçamental relativa a agosto. Referência ainda para novas audições a propósito dos CMEC que levam ao Parlamento o ex-ministro da Economia, Carlos Tavares, e o seu secretário de Estado Adjunto, Franquelim Alves. Neste dia, a banca também estará no centro das atenções, com a realização de conferências que contam com a presença dos principais intervenientes do setor, desde a regulação aos líderes dos maiores bancos nacionais. Noutra conferência discutem-se ainda os combustíveis e lubrificantes.

Como vai a execução orçamental?

Esta terça-feira, a Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas, referentes ao período até agosto. Os últimos dados, relativos a julho, apontaram para um défice das Administrações Públicas de 2.624 milhões de euros, uma melhoria de 1.110 milhões de euros, face ao período homólogo. Tratou-se assim do segundo mês consecutivo de melhoria das contas públicas. Será dado em agosto seguimento a essa melhoria?

Ex-ministro da Economia no Parlamento por causa dos CMEC

O tema dos CMEC volta à agenda dos deputados no Parlamento português. Pela manhã, às 10h00, há audição a Franquelim Alves, ex-secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia. À tarde, a partir das 15h00 será a ocasião de Carlos Tavares, ex-ministro da Economia, ser questionado sobre as rendas atribuídas ao setor energético nacional.

Conferência do Banco de Portugal sobre supervisão comportamental

A entidade liderada por Carlos Costa realiza, esta terça-feira, a conferência “Supervisão Comportamental Bancária: novos desafios dez anos depois da crise financeira”, em que diversos especialistas nacionais e internacionais vão refletir sobre a agenda de trabalhos da supervisão comportamental e os seus crescentes desafios, entre os quais a inovação financeira num contexto digital. O evento que decorre no Museu do Dinheiro será aberto às 9h00 pelo governador do Banco de Portugal, cabendo o encerramento ao vice-governador, Luís Máximo dos Santos às 15h30.

Banqueiros reunidos para discutir a banca do futuro

António Ramalho, do Novo Banco, Miguel Maya, do BCP, Pablo Forero, do BPI, Paulo Macedo da CGD. Todos estes banqueiros estarão reunidos, esta terça-feira de manhã, como oradores do “Grande Encontro Banca do Futuro”, onde também estará presente Carlos Costa, governador do Banco de Portugal. Este evento organizado pelo Jornal de Negócios, tem como objetivo antecipar as principais mudanças no setor bancário e debater os principais desafios que se impõem. Entre os principais temas em debate incluem-se a transformação digital e as alterações à regulação.

Combustíveis discutidos em conferência da APETRO

Esta terça-feira, os combustíveis e os lubrificantes são o tema em debate numa conferência organizada pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO). O evento que decorre ao longo do dia no Museu Oriente, conta com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, bem como de outros oradores nacionais e internacionais. Entre os vários painéis serão discutidos, por exemplo, os combustíveis no futuro e o GPL como alternativa segura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião