WhatsApp vai deixar de funcionar nos iPhones mais antigos

O WhatasApp vai deixar de suportar modelos mais antigos do iPhone, que ainda tenham a sétima versão do iOS. Se ainda tem um iPhone 4 de 2010 e precisa desta app, prepare-se para mudar de telemóvel.

Se ainda tem um iPhone 4, vai deixar de poder usar algumas das funcionalidades do WhatsApp. A aplicação de mensagens detida pelo Facebook anunciou que já não inclui suporte para o iOS 7, pelo que o serviço vai deixar de funcionar em alguns modelos mais antigos do telemóvel da Apple.

A atualização vai acontecer em duas fases. E a primeira fase já está concluída: se tem um iPhone mais antigo, com o iOS 7, já não vai poder criar uma conta nova no WhatsApp. E, se desinstalar o serviço, já não será capaz de o voltar a instalar. No entanto, a empresa continuará a permitir que se use a aplicação nestes modelos até 1 de fevereiro de 2020.

Esta é uma alteração que deverá afetar um número restrito de utilizadores. O iPhone 4 foi lançado em 2010 e, à medida que os anos vão passando e as empresas vão pondo novos modelos no mercado, as aplicações vão ficando cada vez mais exigentes ao nível dos recursos do equipamento. Além disso, com as fabricantes a deixarem de dar suporte aos sistemas mais antigos, as aplicações seguem o mesmo caminho, até porque existem riscos e vulnerabilidades associadas.

“O WhatsApp para o iPhone requer o iOS 8 ou [versão] posterior. No iOS 7.1.2, já não é possível criar contas novas ou verificar contas existentes. Se o WhatsApp está atualmente ativo no seu dispositivo com iOS 7.1.2, continuará a poder usá-lo até 1 de fevereiro de 2020. O iOS 6 ou os sistemas anteriores já não são suportados [pelo WhatsApp]”, lê-se numa nota da empresa.

Alguns jornais estrangeiros estão a avançar que a empresa tem na calha outras novidades para anunciar em breve. Entre elas, a possibilidade de as notificações integrarem imagens na mais recente versão do Android, ou um modo escuro para melhorar a visibilidade da aplicação em ambientes de pouca luz.

O serviço de mensagens WhatsApp conta com aplicações móveis para iPhones e telemóveis com o sistema Android, fabricados por outras marcas. Em dezembro de 2017, cerca de 1,5 mil milhões de pessoas usavam a aplicação mensalmente. É considerada a aplicação de mensagens mais popular em todo o mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WhatsApp vai deixar de funcionar nos iPhones mais antigos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião