Farfetch tem estreia colossal em Nova Iorque. Dispara 40%

  • Marta Santos Silva
  • 21 Setembro 2018

A plataforma de moda de luxo fundada pelo português José Neves estreou-se em Nova Iorque de 20 dólares por ação. Mas disparou na estreia, ficando avaliada em sete mil milhões de euros.

Foi uma estreia de colossal. A Farfetch brilhou na primeira sessão na bolsa de Nova Iorque, registando uma valorização de 42,25% face aos 20 dólares que serviram de referência para a entrada no mercado de capitais. Um desempenho expressivo que catapultou ainda mais o valor da empresa fundada por José Neves.

Os investidores apostaram em força nesta plataforma digital de luxo, da área da moda, tendo a Farfetch, que se estreou em Wall Street com o código FTCH, encerrado a negociação a cotar nos 28,45 dólares por ação. Durante a sessão, e depois de terem disparado 35% no primeiro negócio, chegaram a ganhar um máximo de 53%, até aos 30,60 dólares por ação.

A empresa, que inicialmente estaria avaliada entre 15 e 17 dólares por ação, acabou por entrar em bolsa a 20 dólares. E fechou a sessão bem acima desse valor, o que atirou a capitalização bolsista para os 8.116 milhões de dólares. São quase sete mil milhões de euros, o que à escala nacional equivale a uma EDP Renováveis ou a dois BCP.

Foi um dia feliz para José Neves que, à Reuters, explicou a base do negócio criado há uma década em Guimarães. A indústria da roupa de luxo “escolhe os seus caminhos e canais com muito cuidado”, embora cada vez mais seja possível ver as vantagens de apelar, por exemplo, aos clientes millennials, “que pensam com o digital em primeiro lugar. Estes clientes estão online e não no mundo offline“.

Foi na perspetiva de conseguir conquistar um pequena parte deste mercado de milhares de milhões de dólares que muitos investidores participaram no IPO, mas outros tantos foram ao mercado comprar ações da empresa que procura facilitar a compra online de roupa de marcas de luxo. Isto mesmo sendo uma empresa que nunca teve lucros — embora as suas receitas estejam em franco crescimento.

Na bolsa de Nova Iorque, não foi um dia positivo como para a Farfetch. O principal índice de referência, S&P 500, caiu 0,05% para os 2.929,31 pontos, e o tecnológico Nasdaq caiu 0,52% para os 7.986,37 pontos. O industrial Dow Jones subiu 0,27% para os 26.727,73 pontos, mantendo a sua pontuação recordista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Farfetch tem estreia colossal em Nova Iorque. Dispara 40%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião