Afinal, a economia acelerou no primeiro ano de Costa

Novos dados sobre a economia portuguesa mostram que o PIB subiu 1,9% em 2016 e 2,8% no ano passado. Afinal a economia acelerou, ainda que ligeiramente, no primeiro ano da legislatura.

O PIB cresceu 1,9% em 2016 e 2,8% em 2017. Os números são novos e foram publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes valores revelam que a economia esteve melhor do que se pensava até agora e que, afinal, entre 2015 e 2016, a economia não travou. Antes pelo contrário – acelerou, ainda que ligeiramente.

Os dados até agora mostravam que o PIB tinha aumentado 1,8% em 2015, recuando para 1,6% em 2016. As informações novas entretanto compiladas mostram que afinal houve uma aceleração no primeiro ano da legislatura, com o PIB a crescer 1,9%, mais uma décima do que no ano anterior.

Este ponto foi esta sexta-feira destacado pelo ministro das Finanças. Em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3, Mário Centeno defendeu que os dados “fragilizam” uma ideia existente até agora de que a economia tinha desacelerado em 2016. Este foi um dos argumentos mais usados pelos partidos à direita que, no arranque desta legislatura, quiseram sublinhar que a estratégia de devolução de rendimentos não estava a ter o efeito desejado pelo Executivo.

O INE explica que a revisão em alta de 0,3 pontos percentuais na variação do PIB de 2016, de 1,6% para 1,9%, resultou da contabilização de mais 986 milhões de euros no PIB nominal, que resultou da inclusão de informação nova e definitiva.

“O Investimento e o Consumo Final das Famílias foram as componentes com maior contributo para a revisão do nível do PIB”, explica o INE.

Esta melhoria acabou por empurrar o PIB de 2017 mais para cima, permitindo também ao INE apresentar uma revisão da taxa de variação real do PIB de 2,7% para 2,8%, embora esta alteração ainda seja de caráter provisório. Este crescimento já tinha sido o maior desde 2000.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, a economia acelerou no primeiro ano de Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião