Governo não apresentou aos sindicatos proposta para aumentos

  • Marta Santos Silva
  • 20 Setembro 2018

Os representantes da Função Pública esperavam uma contraproposta do Governo relativamente a aumentos salariais, mas só deverá chegar na próxima semana. Só se discutiram "ideias".

O Governo não terá apresentado ao sindicato dos funcionários públicos Frente Comum qualquer proposta relativa a aumentos salariais ou a medidas para 2019 na reunião desta tarde, de acordo com a dirigente sindical Ana Avoila, que falou às televisões em declarações transmitidas pela RTP.

“O que queremos é uma proposta de aumentos salariais”, disse Ana Avoila. “Enviámos um ofício a pedi-la e responderam-nos a dizer que não seria enviada”. Na reunião, completou, não houve qualquer proposta apresentada, tendo antes sido debatidas “intenções”. O Governo terá prometido entregar uma contraproposta na próxima semana.

“Não é cultura democrática”, acusou Ana Avoila, que esperava poder discutir uma proposta com o Governo para aumentos para os funcionários públicos que, excluindo as subidas salariais no contexto do descongelamento das progressões nas carreiras, não veem aumentos desde 2009. “Não desistimos dos nossos aumentos salariais”.

O dirigente da intersindical Fesap também referiu as mesmas dificuldades. “Foi uma reunião onde efetivamente não houve nenhum documento, não houve proposta nenhuma”, afirmou José Abraão no final do seu encontro com as Finanças. Foram discutidas “ideias”, referiu, e foram pedidas também sugestões aos sindicatos, sobre a correção dos salários, e Abraão afirma ter saído com a expectativa reforçada de que o Governo possa avançar com um aumento salarial.

“Sentimos a preocupação, pela informação que obtivemos ali, de que o Governo quer chegar a todos os trabalhadores, seja no descongelamento das carreiras, promoções, progressões”, exemplificou. “Neste sentido, o Governo quer acabar com o artigo 18.º do Orçamento do Estado, onde estão medidas que são constrangimentos para a Função Pública”, embora mantendo ainda algumas dessas medidas.

(Notícia atualizada às 18:25 com informação sobre a reunião com a Fesap.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo não apresentou aos sindicatos proposta para aumentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião