Tusk anuncia cimeira extraordinária dedicada ao Brexit em novembro

  • Lusa
  • 19 Setembro 2018

Para o presidente do Conselho Europeu, há propostas de Theresa May que "precisam de ser trabalhadas e mais negociadas".

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou esta quarta-feira que vai propor a realização de uma cimeira extraordinária em novembro dedicada ao Brexit.

“Amanhã [quinta-feira], no encontro a 27, vou propor que seja realizada uma cimeira adicional em meados de novembro”, anunciou Tusk, numa conferência de imprensa em Salzburgo, na véspera de uma cimeira informal, organizada pela presidência austríaca da União Europeia (UE).

O presidente do Conselho Europeu esclareceu haver propostas da primeira-ministra britânica, Theresa May, que “precisam de ser trabalhadas e mais negociadas”, nomeadamente as que respeitam à questão irlandesa e ao quadro para a futura relação económica entre o Reino Unido e a UE. “Gostaria de finalizar as negociações este outono”, salientou.

As negociações do Brexit estão a entrar numa fase decisiva”, lembrou Tusk, assinalando que as propostas de May no Livro Branco conhecido como Chequers “indicam uma evolução positiva na abordagem do Reino Unido e uma vontade de minimizar os efeitos negativos do Brexit.

Os líderes da UE reúnem-se esta quarta-feira num jantar informal a 28 organizado pela presidência austríaca, a que se segue, na quinta-feira, um encontro a 27, sem a presença de Theresa May.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tusk anuncia cimeira extraordinária dedicada ao Brexit em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião