Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 14 Setembro 2018

Banco de França revê crescimento francês em baixa. Na Turquia, o banco central sobe as taxas de referência, decisão crtiticada por Erdogan, que põe assim em causa a independência do banco.

A semana fecha de forma nublosa para o primeiro-ministro espanhol, depois das acusações de ter plagiado a tese de doutoramento. Em comunicado, o Governo diz que a tese superou os programas de deteção de plágios e estará a partir de hoje disponível na internet. Em França, o banco central volta a rever em baixa o crescimento económico, quer para 2018, quer para 2019. Já na Turquia, Erdogan levanta dúvidas sobre a independência do banco central turco, depois de este ter anunciado um aumento da taxa de referência. No Brasil, os apoiantes de Bolsonaro, o candidato brasileiro que sofreu um atentado numa ação de campanha, andam a fazer investigações particulares virtuais o que está a preocupar a Polícia Federal. Em Boston, várias explosões, provocadas ao que tudo indica pela rutura de uma conduta de gás, provocaram o caos na região e pelo menos um morto e 12 feridos.

EL País

Governo espanhol diz que tese de Sánchez superar programas de deteção de plágios

Continua a saga à volta da tese do primeiro-ministro espanhol. O Governo espanhol afirma em comunicado que a tese de Pedro Sánchez superar os programas informáticos de deteção de plágios, o Turnitin e o Plagscan. A evolução “determinou o conte”údo original da tese, afirma o Executivo. A tese de Sánchez estará a partir desta sexta-feira disponível na internet. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/ contéudo em espanhol).

Estadão

Apoiantes de Bolsonaro fazem investigações na net e preocupam Polícia Federal

A Polícia Federal brasileira está preocupada com a “investigação particular” que os apoiantes do candidato à presidência, Jair Bolsonaro estão a realizar. A “caçada virtual” levou mesmo pessoas apontadas erroneamente como suspeitas a denunciarem o caso às autoridades. Leia a notícia completa no Estadão (acesso livre/ conteúdo em brasileiro).

Reuters

Um morto e uma dúzia de feridos em explosões de gás em Boston

Várias explosões e incêndios atingiram esta quinta-feira dezenas de habitações em várias comunidades do norte de Boston. As explosões provocaram um morto, doze feridos e o desalojamento de perto de oito mil pessoas. Os incêndios foram provocados alegadamente por um problema na tubagem de fornecimento de gás natural pertencente à Columbia Gas de Massachusetts. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/ conteúdo em inglês).

Les Echos

Banco de França revê em baixa crescimento francês

Nova revisão em baixa. O Banco de França reduziu as previsões de crescimento para 1,6% para este ano e o próximo. Para 2018 o banco central tinha previsto um crescimento económico de 1,8%, já para 2019 as previsões apontavam para 1,7%. Esta revisão acontece devido à desaceleração da economia registada no primeiro semestre do ano. Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado/ conteúdo em francês).

Financial Times

Erdogan levanta dúvidas sobre independência do Banco Central

Duas horas depois de Erdogan ter voltado a criticar as altas taxas de juro, o banco central da Turquia anuncia a subida das taxas de referência para 24%. A decisão deixou surpresos os analistas estando mesmo em avaliação se o desabafo de Erdogan foi genuíno ou político. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/ conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião