A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

As razões que levaram à introdução do sistema de mudança de hora já não são vistas como válidos para Bruxelas. O novo sistema trará benefícios para os cidadãos e empresas. Após a queda do Lehman Brothers, vários protagonistas da banca nacional foram caindo uns atrás dos outros. Mesmo assim, diz Carlos Tavares, não houve uma mudança significativa nas práticas de gestão.

Ainda está confuso em relação à mudança de hora? A Comissão Europeia quer deixar todas as perguntas respondidas. Feito um inquérito aos cidadãos da União Europeia, e também analisados estudos e solicitações de vários países, Bruxelas avança com uma proposta.

Onde estava quando o Lehman Brothers faliu? “Algures no Norte”, a celebrar o aniversário da sua filha. Carlos Tavares era então o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e foi obrigado a interromper a celebração com telefonemas para os colegas do regulador da bolsa. Os dias que se seguiram foram de “intenso trabalho de avaliação dos possíveis impactos” da crise que acabava de eclodir nos Estados Unidos e cujos efeitos não tardariam a chegar à Europa. Passaram-se dez anos e Carlos Tavares vê semelhanças “preocupantes” entre os comportamentos tidos hoje e aqueles que antecederam a crise de 2008. “Receio que as lições não tenham sido plenamente apreendidas”, vaticina.

O Fisco ajudou a travar os prejuízos da Pharol no primeiro semestre deste ano. Em causa estão 12,5 milhões de euros em reembolsos da Autoridade Tributária (AT), realizados neste período, em que a Pharol registou resultados líquidos negativos no valor de 2,8 milhões de euros.

O Governo vai estipular uma taxa para as empresas que queiram inscrever-se no Portal Nacional de Fornecedores do Estado, cujo valor ainda não está definido, segundo avançou o Jornal de Negócios.

A forma como se utiliza a internet está a mudar. Se antes eram os computadores que dominavam o acesso à rede, agora, e pela primeira vez, os PC foram destronados. Pelo quê? Os smartphones. Com ecrãs cada vez maiores, já representam a maior “fatia” dos acessos, na sua maioria a redes sociais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião