Custos atiram Pharol para prejuízos. Queda do real castiga

A Pharol obteve um resultado líquido negativo de 2,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2018, justificado pelos custos operacionais recorrentes, divulgou a empresa através da CMVM.

A Pharol obteve um resultado líquido negativo de 2,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2018, justificado pelos custos operacionais recorrentes, divulgou a empresa através da CMVM, o regulador do mercado. O resultado contrasta com os lucros de 200 mil euros registados no mesmo período de 2017.

De acordo com a informação avançada, os capitais próprios da empresa reduziram-se em 27,3 milhões de euros devido à desvalorização da participação da Oi em 24,7 milhões, à desvalorização do real face ao euro e a custos operacionais recorrentes “no montante de 2,4 milhões de euros”. Por outro lado, os custos operacionais da Pharol reduziram-se 10% face a igual período do ano anterior.

“No primeiro semestre de 2018, a Pharol viu o processo de Recuperação Judicial do seu principal ativo dar passos significativos. Apesar da posição crítica assumida através da sua participada Bratel perante incompreensíveis decisões tomadas pela direção da empresa e sancionadas as mais das vezes pelo sistema judicial brasileiro, a Pharol, submetida a um plano que beneficiou credores oportunistas em detrimento de acionistas com largo passado de investimento e suporte à empresa, viu-se sucessivamente desapossada dos seus direitos e da sua capacidade de intervenção direta na Oi“, explica Luís Palha da Silva, presidente da Pharol, citado no relatório e contas da empresa.

Nos primeiros seis meses do ano passado, a Oi detinha na Pharol uma participação de 27% que baixou depois para 7,6% depois de a empresa ter decidido não participar na recapitalização da operadora através da conversão de dívida.

A Pharol, submetida a um plano que beneficiou credores oportunistas em detrimento de acionistas com largo passado de investimento e suporte à empresa, viu-se sucessivamente desapossada dos seus direitos e da sua capacidade de intervenção direta na Oi.

Luís Palha da Silva

Presidente da Pharol

“Já em julho do corrente ano, na sequência da execução do Plano de Recuperação Judicial, a participação naquela empresa, reduziu-se de 27,18% para menos de 8%, de acordo com o nível geral de diluição das posições acionistas. A cotação da Oi, que, segundo as perspetivas da direção da empresa e levando em linha de conta a redução verificada no valor da dívida, deveria ter apresentado forte crescimento, pelo contrário tem vindo a cair para níveis modestos, tendência agravada pela difícil situação em que o Brasil e, por arrasto, a sua moeda se encontram. O aumento de capital previsto pela Oi para poder iniciar novo ciclo de investimentos, abre, no entanto, uma porta de esperança à valorização deste ativo da Pharol. Internamente, manteve-se a forte contenção de custos operacionais, com efeitos visíveis na conta de resultados”, refere ainda Luís Palha da Silva.

Na sexta-feira passada, os acionistas da Pharol deram luz verde a um aumento de capital, dos atuais 26,9 milhões, para os 55,5 milhões, para poderem participar na injeção de capital na Oi que deverá impedir uma nova diluição da posição. Esta é a segunda fase do plano de recuperação da Oi, através da qual a operadora brasileira pretende angariar até quatro mil milhões de reais, ou mais de 830 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos atiram Pharol para prejuízos. Queda do real castiga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião