Redução do preço dos passes vai chegar a todo o país

  • ECO
  • 4 Setembro 2018

Os custos estimados desta proposta totalizam os 95 milhões de euros. O financiamento das deslocações intramunicipais deverá ser assegurado pelos municípios, indica o ministro do Ambiente.

A medida proposta pelo presidente da Câmara de Lisboa para o Orçamento do Estado de 2019, de uma redução significativa dos passes sociais — que limite o valor a um máximo de 40 euros –, está a ser estudada pelo Governo. Mas, se for aplicada, deverá ser em todo o país.

A garantia foi dada pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em declarações ao Jornal de Negócios (acesso condicionado). O custo desta proposta para o Estado central e as autarquias ascende aos 95 milhões de euros.

Mesmo espalhada pelo país, a maior fatia das verbas iria para as áreas de Lisboa e Porto. São estimados cerca de 65 milhões de euros para a capital, 15 a 20 milhões para o Porto, e cinco a dez milhões para o resto do país.

Nesta estimativa estão incluídas indemnizações para as empresas de transporte, públicas e privadas, por perda de receitas, sem contemplar o possível ganho de receita através do aumento da procura.

Para o ministro do Ambiente, quem deve assegurar o financiamento são os municípios. “Não faz sentido ser o Estado central, por via do Orçamento do Estado, a financiar a despesa com as indemnizações a pagar às empresas de transporte nas deslocações intramunicipais”, diz Matos Fernandes, citado pelo Jornal de Negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Redução do preço dos passes vai chegar a todo o país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião