A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

Quem começou a trabalhar aos 16 anos e tem pelo menos 46 anos de descontos deixará de ser penalizado na reforma antecipada a partir de 1 de outubro, confirmou hoje o Governo em Conselho de Ministros. Portugal está a gastar cada vez menos para se financiar. Com os juros em mínimos, o custo médio da nova dívida emitida este ano baixou pela primeira vez dos 2%. Fixou-se em 1,9%.

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros novas regras a aplicar às reformas para as longas carreiras contributivas. Tal como já constava de uma proposta enviada aos parceiros sociais, a partir de 1 de outubro deste ano os trabalhadores com 46 anos de carreira que tenham começado a descontar com pelo menos 16 anos terão acesso a uma reforma sem cortes, anunciou a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, aos jornalistas.

Portugal tem uma dívida pública elevada. E gasta milhares de milhões de euros só com os juros associados. Mas o custo tem vindo a cair, a cada nova emissão que vai sendo feita. Entre novas obrigações, bilhetes e certificados, o Estado está, este ano, a suportar uma taxa abaixo da fasquia dos 2%, a mais baixa de sempre.

O Novo Banco regressou aos prejuízos no primeiro semestre deste ano, depois de ter alcançado lucros nos primeiros três meses. No período de janeiro a junho, o banco liderado por António Ramalho registou um resultado líquido negativo de 231,2 milhões de euros, valor que, ainda assim, representa uma melhoria em relação aos prejuízos de 290,3 milhões que tinha registado no mesmo período do ano passado.

BCP, BES ou PT foram, em tempos, gigantes. Enquanto uns desapareceram, o Banco Comercial Português (BCP) continua a ser um “grande” na bolsa portuguesa. Mas no ranking das cotadas mais valiosas da praça nacional, o trono há muito que pertence a outras empresas, de outros setores. Mas, então, quem é a empresa mais valiosa do PSI-20?

A Eleven Sports garantiu os direitos exclusivos de transmissão da Juventus TV, o canal oficial do clube italiano que acolhe agora o craque português Cristiano Ronaldo. Este canal não transmite competições, mas dá “acesso aos bastidores dos jogos da Juventus na liga e na Supertaça italiana”, anunciou a empresa esta quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião