Queda de viaduto em Génova matou pelo menos 26 pessoas

Durante esta manhã, um viaduto caiu, provocando, pelo menos, 26 mortes. Para o local foram mobilizados todos os meios de emergência da cidade.

Mais de duas dezenas de pessoas morreram esta terça-feira, na sequência do colapso de um viaduto rodoviário em Génova, Itália, avança o jornal La Repubblica (conteúdo em italiano). A ponte Morandi, construída sobre a autoestrada A10 — uma das mais movimentadas da cidade –, vários edifícios e uma linha ferroviária, cedeu devido a uma “falha estrutural”.

O Governo Regional de Liguria, cuja capital é Génova, atualizou esta noite, às 21h30, a contagem oficial de mortos para os 26. Uma pessoa morreu no hospital, e outras duas foram resgatadas, já sem vida, das ruínas da ponte.

Em declarações à Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas confirmou que não há vítimas portuguesas, neste desastre. “Até ao momento, não há qualquer indicação de portugueses envolvidos”.

A estrutura, que ligava Génova à parte oeste, desabou esta manhã, na sequência das chuvas intensas que se fizeram sentir, deixando suspensa uma parte do viaduto. Dezenas de carros caíram a centenas de metros de altura, avança o jornal Express (conteúdo em inglês), provocando a morte de dezenas de pessoas, afirmou Francesco Bermano, diretor dos serviços de emergência da cidade, à agência de notícias italiana Adnkronos. Sob os escombros ficaram cerca de 20 automóveis, adiantaram os bombeiros.

Segundo a Proteção Civil, no momento do desabamento, estavam na ponte entre 30 a 35 automóveis e três camiões TIR. As autoridades, citadas pela agência Ansa, estão ainda a avançar que “há risco de que outras partes da ponte entrem em colapso”, daí a urgência da evacuação dos prédios em redor.

Para o local foram mobilizados todos os meios da cidade. Além disso, foram ainda ativadas equipas de busca para procurar e resgatar sobreviventes. O ministro dos Transportes italiano, Danilo Toninelli, classificou este colapso de “uma imensa tragédia“.

Também conhecida por “Ponte de Brooklyn”, por ser semelhante à famosa ponte dos Estados Unidos, tem 1.182 metros de comprimento e 45 metros de altura no nível da estrada. Atravessa o Val Polcevera e estava apoiada em três colunas de betão, com 90 metros de altura, escreve a Adnkronos.

Nas redes sociais, são vários os testemunhos do momento de desabamento.

Entretanto, o Presidente francês, Emmanuel Macron usou o Twitter para deixar uma mensagem de apoio à Itália. “Os nossos pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias e todo o povo italiano”, escreveu o líder, demonstrando-se disponível para prestar “todo o apoio necessário”.

As ações da Atlantia, a concessionária da autoestrada, estão suspensas depois de uma queda de 4,6% na sequência destas notícias, avança a Reuters.

Notícia atualizada às 21h30, corrigindo o número de mortes confirmadas pelas autoridades italianas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda de viaduto em Génova matou pelo menos 26 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião