Galp em máximos de dez anos. Reforça estatuto de cotada mais valiosa de Lisboa

Subida de mais de 1% leva as ações da Galp Energia para um novo máximo desde 2008 e a reforçar o estatuto da cotada mais valiosa da praça nacional.

O dia começou morno, mas à medida que a sessão decorre a praça lisboeta reforça ganhos e surgem as surpresas positivas. A Galp Energia é o foco das atenções num dia em que as suas ações assinalam um novo máximo de dez anos. Os seus títulos valorizam mais de 1%, levando a petrolífera a reforçar o seu estatuto como cotada mais valiosa da praça lisboeta.

As ações da Galp Energia valorizam 1,31%, para os 17,85 euros, naquele que é o melhor registo do PSI-20, isto depois de já terem estado a negociar nos 17,855 euros. Trata-se da cotação mais elevada desde 27 de maio de 2008, dia em que as suas ações atingiram um máximo de 18,08 euros.

Com esta valorização, a petrolífera reforça o seu estatuto de cotada mais valiosa da bolsa portuguesa. O seu atual valor de mercado está em 13.588 milhões de euros, à frente da EDP que tem uma capitalização bolsista de 12.852 milhões de euros. Graças aos ganhos desta sessão, a Galp Energia distancia-se ainda mais da Jerónimo Martins que com um valor de mercado de 8.097 milhões de euros é a terceira mais valiosa da bolsa nacional.

Galp acelera para novo recorde em bolsa

O avanço registado nesta sessão pelas ações da Galp Energia acontece num dia em que não existem notícias que digam respeito em específico à energética. As ações da empresa liderada por Carlos Gomes da Silva poderão estar, contudo, a ser beneficiadas pela evolução das cotações do petróleo. O preço do barril do “ouro negro” segue em alta nos mercados dos dois lados do Atlântico. Enquanto o preço do barril de crude soma 0,36%, para os 69,29 dólares, em Nova Iorque, o brent negociado em Londres acelera 0,64%, para os 74,22 dólares por barril.

Em favor das ações da Galp energia jogam ainda os bons resultados relativos ao primeiro semestre do ano divulgados no final de julho. A petrolífera registou lucros de 387 milhões de euros naquele período, o que corresponde a um aumento de 68% face ao primeiro semestre de 2017. A melhoria dos resultados ficou a dever-se ao aumento da produção e à subida dos preços do petróleo.

Poucos dias antes, a Galp energia também tinha anunciado o início a exploração de petróleo num bloco em Angola, com capacidade para produzir 115 mil barris por dia.

No acumulado do ano as ações da Galp energia valorizam 15%, naquele que é um dos melhores registos do PSI-20.

(Notícia corrigida: em vez de um máximo histórico, as ações da Galp Energia atingiram sim um máximo de dez anos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp em máximos de dez anos. Reforça estatuto de cotada mais valiosa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião