Fórum para a Competitividade estima que PIB possa ter crescido até 2,5% no 2º. trimestre

  • Lusa
  • 2 Agosto 2018

Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa poderá ter acelerado no segundo trimestre mas lamenta que país esteja a desperdiçar a conjuntura externa.

O Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa poderá ter acelerado no segundo trimestre, podendo apresentar um crescimento homólogo entre 2,2% e 2,5%, mas lamenta que país esteja a desperdiçar a conjuntura externa.

“Portugal está a desperdiçar uma conjuntura externa excecional, que já está mesmo a dissipar-se, não aproveitando para convergir com a UE [União Europeia]”, lê-se na nota de conjuntura de julho.

Segundo o Fórum, os dados das exportações de abril e maio evidenciaram uma clara aceleração, enquanto os dados referentes à procura interna se revelaram com uma tendência “ligeiramente positiva”.

“Tudo somado, parece que a economia terá acelerado no 2.º trimestre, podendo apresentar um crescimento homólogo entre 2,2% e 2,5%”, indica.

No entanto, sinaliza, o INE divulgou este mês o segundo Inquérito aos Custos de Contexto, cuja principal conclusão “é que não houve melhoria em relação ao 1.º Inquérito, realizado em 2014”.

Entre os nove domínios em análise, foi no sistema judicial, nos licenciamentos e no sistema fiscal que as empresas identificaram os maiores obstáculos, à semelhança do registado em 2014. Foi, contudo, no domínio dos recursos humanos que se registou o maior aumento entre 2014 e 2017”, refere.

“Este Governo não tomou qualquer medida de fundo que permitisse diminuir os custos de contexto, que representam alguns dos maiores obstáculos ao crescimento económico, que é um dos nossos maiores problemas”, conclui.

O Fórum para a Competitividade lamenta ainda que na reforma da Lei de Enquadramento Orçamental, se tenha atrasado dois anos, nos objetivos essenciais da nova lei: “iniciar uma verdadeira orçamentação por programas em Portugal” e “dar continuidade à adequação do processo orçamental às novas regras orçamentais europeias”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum para a Competitividade estima que PIB possa ter crescido até 2,5% no 2º. trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião