Revista de imprensa internacional

A guerra comercial de Trump ainda pode escalar, com novas tarifas à vista. A Huawei conseguiu passar a Apple nos smartphones vendidos, e o Facebook descobriu mais uma tentativa de influenciar eleições

A guerra comercial de Trump ainda pode escalar, com testemunhos de que o presidente norte-americano está a considerar aumentar as tarifas aos produtos chineses. No setor tecnológico, a Huawei conseguiu ultrapassar a Apple pela primeira vez no número de smartphones vendidos, e o Facebook descobriu uma campanha para influenciar as próximas eleições dos EUA. Na Europa, Juncker avisa Espanha que os fundos para a migração são limitados. Estas e outras notícias marcam as manchetes dos jornais internacionais esta quarta-feira.

Reuters

Trump pode voltar a aumentar tarifas para China

A administração de Donald Trump pretende impor uma tarifa de 25% sobre 200 mil milhões de dólares de produtos chineses importados, depois de inicialmente a ter fixado em 10%, diz uma fonte próxima do assunto à Reuters. Esta será uma tentativa de pressionar Pequim a fazer concessões comerciais. A China já respondeu, dizendo que se as tarifas aumentarem, vai retaliar.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Huawei ultrapassa Apple como segunda fabricante que mais vende smartphones

É a primeira vez que a Huawei passa à frente da Apple na lista das remessas globais de smartphones. De acordo com os dados para o segundo trimestre, a Huawei vendeu mais de 54 milhões de aparelhos, enquanto a Apple comercializou 41,3 milhões de unidades do iPhone. A Samsung mantêm-se no topo da lista, com 73 milhões de dispositivos enviados. Apesar disto, a Apple registou uma subida nas receitas de 17%.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

El País

Juncker avisa que fundos para travar a migração são limitados

O presidente da Comissão Europeia enviou uma carta a Pedro Sánchez, por causa do aumento inesperado das chegadas irregulares de migrantes através do Mediterrâneo, que fez o país declarar situação de “emergência”. Nela, Juncker expressa o apoio ao presidente do Governo espanhol, mas lembra que “os recursos são limitados”. A ajuda vai ser imediata para a Guarda Civil, e os fundos poderão ser libertados esta semana.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Les Echos

Aeroportos europeus sobrecarregados pelo crescimento do tráfego aéreo

Os aeroportos europeus não vão conseguir lidar com o crescimento do tráfego nos próximos 20 anos, alerta um estudo da organização Eurocontrol. A saturação dos aeroportos pode diminuir o crescimento das companhias aéreas, e agravar os atrasos para os passageiros. Já estão previstos investimentos e projetos em mais de 100 aeroportos europeus, o que pode resultar num aumento da capacidade. Mesmo assim, até 2040, a Eurocontrol prevê um aumento de 53% no número de voos.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso livre/conteúdo em francês).

Financial Times

Facebook descobre campanha para influenciar eleições norte-americanas

A empresa de Mark Zuckerberg revelou que encontrou uma campanha para espalhar informação falsa relativamente às próximas eleições dos EUA nas suas redes sociais. Por isso, removeu 32 páginas e contas do Facebook e do Instagram, que mostravam atividades coordenadas fictícias ou falsas. O Facebook disse que 300 mil utilizadores seguem pelo menos uma das páginas que foi desativada.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião