Crescimento da economia da Zona Euro e UE abranda no segundo trimestre. Inflação sobe

  • Lusa
  • 31 Julho 2018

O crescimento do PIB também abrandou. A taxa de inflação da Zona Euro subiu para os 2,1% em julho.

O crescimento da economia da Zona Euro abrandou, em termos homólogos, no segundo trimestre, para os 2,1%, e o da União Europeia (UE) para os 2,2%, segundo uma estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Eurostat.

Face ao trimestre anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% na zona euro e 0,4% na UE, mantendo o abrandamento.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, no primeiro trimestre de 2018, o PIB quer da zona euro, quer dos 28 avançara 0,4% na variação em cadeia, e 2,5% e 2,4%, respetivamente, na comparação homóloga.

Inflação chega aos 2,1%

A taxa de inflação da zona euro subiu para os 2,1% em julho, face aos 2,0% de junho, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia, o setor da energia é o que regista a maior subida dos preços e a taxa mais elevada do ano (9,4%, face aos 8,0% de junho), seguindo-se o dos serviços (1,4%, face a 1,3%) e dos bens industriais não energéticos (0,5%, que se compara à subida de 0,4% registada em junho).

Apenas o setor da alimentação, álcool e tabaco observou uma ligeira descida, com a taxa de inflação a fixar-se nos 2,5%, que se comparam com os 2,7%, de junho.

Um novo boletim sobre a inflação, já com dados dos Estados-membros, está agendado para 17 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento da economia da Zona Euro e UE abranda no segundo trimestre. Inflação sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião