Lucros da Galp disparam 68% no primeiro semestre

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo compensaram a desvalorização do dólar que se fez sentir nos seis primeiros meses do ano.

A Galp Energia reportou lucros de 387 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, valor que representa um aumento de 68% relativamente a igual período do ano passado. A melhoria dos resultados fica a dever-se ao aumento da produção e à subida dos preços do petróleo.

Os resultados foram comunicados, esta segunda-feira, à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM). A petrolífera indica que o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 1.083 milhões de euros no conjunto dos seis primeiros meses do ano, mais 28% do que no mesmo período do ano passado.

Este movimento foi “suportado pelo aumento da produção e do preço do petróleo e do gás natural no âmbito do negócio de exploração e produção, e apesar da desvalorização do dólar“, justifica a empresa. “A produção média working interest aumentou 20% para os 108,1 kboepd [milhares de barris de petróleo por dia], um crescimento suportado pelo desenvolvimento do campo Lula”, indica a Galp.

A empresa conseguiu ainda reduzir a dívida líquida para 1.737 milhões de euros no final de junho, uma quebra de 8% face a junho do ano passado.

Em sentido contrário, no segmento de refinação e distribuição, o EBITDA diminui para os 295 milhões de euros no primeiro semestre, “devido a efeitos de desfasamento nas fórmulas de pricing na atividade de distribuição resultante do aumento do preço das commodities e de dólar/Euro na refinação”.

Notícia atualizada às 7h34 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Galp disparam 68% no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião