Nissan compromete lucro da Renault que sofre queda de 18,6%

  • Lusa
  • 27 Julho 2018

O lucro líquido foi menor do que em 2017. Efeito cambial penaliza contribuições da Nissan. Mesmo assim, obteve uma “margem operativa recorde” devido às poupanças e sinergias de grupo.

A Renault obteve um lucro líquido de 1.952 milhões de euros no primeiro semestre, menos 18,6% do que em igual período do ano passado devido à baixa das contribuições do parceiro japonês Nissan.

O lucro líquido foi menor do que em 2017 porque as contribuições da Nissan foram 483 milhões de euros menos do que no ano passado, devido, entre outros fatores, à queda do iene face ao euro.

Mesmo assim, a Renault comunicou que obteve uma “margem operativa recorde” devido às poupanças e aos “efeitos positivos” das sinergias entre grupos que, afirma a companhia, compensaram o efeito negativo do câmbio de divisas.

A margem operacional cresceu 5,2%, situando-se nos 1.914 milhões de euros, o que corresponde a 6,4% das vendas, indicou a Renault no mesmo documento divulgado esta sexta-feira em França.

O presidente da empresa, Carlos Ghosn, destacou a importância dos resultados marcados por um “contexto económico volátil” confirmando, ao mesmo tempo, que os objetivos da Renault para o total do ano pretendem atingir um recorde de vendas, conseguir uma margem operacional superior aos 6% e “libertar a tesouraria”.

No primeiro semestre de 2018, a Renault atingiu um volume de negócio correspondente a 29.957 milhões de euros, 1,4% mais, apesar da queda de certas divisas que tiveram um efeito negativo na faturação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nissan compromete lucro da Renault que sofre queda de 18,6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião