Descongelamento já abrange 60% dos trabalhadores das empresas públicas

  • ECO
  • 24 Julho 2018

Cerca de 66 mil trabalhadores das empresas do Estado já foram abrangidos pelo descongelamento das progressões e promoções, tendo recebido, em junho, uma valorização salarial.

O descongelamento das progressões e das promoções já abrangeu 66 mil trabalhadores de empresas públicas, isto é, mais de metade do total de funcionários do setor empresarial do Estado. No final de junho, esse processo traduziu-se mesmo numa valorização remuneratória desses trabalhadores, avança o Público, esta terça-feira, citando o Ministério das Finanças.

De acordo com os dados provisórios recolhidos pela Inspeção-Geral das Finanças (IGF), 344 mil trabalhadores da administração e das empresas públicas foram alvo dessa valorização salarial: a maioria deste funcionários trabalhavam em organismo públicos e 66 mil nas empresas do Estado. Esse último valor representa 60% do total de trabalhadores do setor empresarial público, sendo relevante sublinhar que dos 110.757 funcionários que representam o bolo completo pode haver casos em que os requisitos para a progressão não são preenchidos.

Recorde-se que, segundo os dados divulgados anteriormente, apenas 102 mil funcionários públicos tinham sido abrangidos em abril pelo descongelamento (processo que se iniciou em janeiro), ou seja, o número de trabalhadores englobados nesse processo mais do que duplicou (para 279 mil pessoas).

É, no entanto, importante referir que estes são dados apenas provisórios, já que não abrangem os trabalhadores das administrações locais e regionais e baseiam-se nos números dados por 70% dos organismos à IGF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descongelamento já abrange 60% dos trabalhadores das empresas públicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião