CTT vão reforçar capital do banco para financiar compra da 321 Crédito por 100 milhões

O Banco CTT adquiriu por 100 milhões de euros a 321 Crédito, uma empresa especializada em financiamento automóvel. CTT garantem negócio com reforço do capital do banco.

O Banco CTT comprou uma empresa de crédito por 100 milhões de euros, anunciou num comunicado enviado à CMVM. Trata-se da 321 Crédito, “uma instituição de crédito ao consumo especializado com um elevado desempenho” e que conta com uma “rede de pontos de venda” no mercado de “financiamento à compra de automóveis usados”. O negócio vai obrigar a um aumento de capital já assegurado pelos CTT.

Essa necessidade foi confirmada pelo próprio presidente dos CTT. “Obviamente que o Banco CTT participa nessa transação com o apoio de capital reforçado do seu acionista único que são os CTT”, frisou Francisco de Lacerda em declarações ao ECO.

Com esta compra, o banco pretende reforçar a prestação de serviços financeiros de retalho. “Esta aquisição representa um passo lógico e importante na estratégia do Banco CTT”, sublinha a empresa. “A 321 Crédito irá permitir a diversificação do portefólio de produtos do Banco CTT com um negócio rentável e resiliente de crédito ao consumo, que historicamente tem demonstrado elevados retornos sobre o capital e reduzidos níveis de incumprimento de crédito”, garante a companhia.

Este negócio terá ainda um grande impacto em termos do reforço da atividade do banco. “Com esta aquisição pensamos que robustecemos o banco no conjunto e que acelera o crescimento do lado do crédito, passando o rácio de transformação de depósitos em crédito de cerca de 20% para 60% no proforma de integração desta empresa, explicou Francisco de Lacerda ao ECO.

A 321 Crédito fechou o ano de 2017 com uma carteira líquida de crédito no valor de 251 milhões de euros, um crescimento de 62% face a 2016, e obteve lucros de 7,9 milhões de euros. No primeiro semestre de 2018, a empresa já originou “mais de 80 milhões de euros em crédito” para a compra de automóveis em segunda mão, com a carteira de crédito a ultrapassar os 300 milhões de euros. Os CTT esperam que a 321 Crédito, anteriormente detida pela Cabot Square Capital e pela Eurofun, “continue a demonstrar uma forte dinâmica de crescimento”.

Os CTT esperam concluir esta transação no primeiro trimestre de 2019, sendo que “o preço final está sujeito a um mecanismo de ajuste após a conclusão da transação, de modo a refletir as variações no capital regulatório da 321 Crédito após 31 de dezembro de 2017”, refere a mesma nota. O banco antecipa, por isso, uma melhoria do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) já em 2019 e lucros em 2020.

“Em paralelo com a aquisição do capital social da 321 Crédito, o Banco CTT acordou ainda a tomada de posição nos créditos detidos pela AL Securitisation Limited, entidade igualmente controlada pelos acionistas, sobre a 321 Crédito, existentes aquando da conclusão da transação (cujo valor do capital na presente data corresponde a 30,6 milhões de euros, aplicando para o efeito a liquidez do Banco CTT”, anuncia também a empresa.

Numa nota enviada às redações, Francisco de Lacerda, presidente executivo dos CTT, sublinha que “este é mais um importante passo no desenvolvimento e reforço da estratégia” da empresa dos correios. Essa estratégia, diz o gestor, “inclui importantes investimentos e iniciativas no Banco CTT, no Expresso & Encomendas e no Plano de Transformação que visa a melhoria da eficiência e qualidade do negócio postal”.

Ao ECO, Francisco de Lacerda adiantou que este negócio não coloca em causa atual parceria que o Banco CTT tem com a Cetelem na área dos cartões de crédito e da concessão de crédito ao consumo. “A parceria com a Cetelem não é de modo nenhum afetada por esse negócio que estamos a anunciar”, afirmou o CEO dos CTT, acrescentando que “é uma empresa que complementa a nossa oferta de crédito num segmento onde não estávamos e que nos traz um conjunto de clientes”.

Por sua vez, Luís Pereira Coutinho, presidente executivo do Banco CTT, sublinha a “história de sucesso” da 321 Crédito. Considera, por isso, que a aquisição da empresa constitui “um passo adicional na afirmação do Banco [CTT]”, pois vai expandir a presença da instituição “junto dos portugueses”. Em dois anos, o Banco CTT atraiu mais de 350 mil clientes e 730 milhões de euros em depósitos, números registados no final do primeiro semestre.

(Notícia atualizada às 20h00 com declarações de Francisco de Lacerda, CEO dos CTT)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT vão reforçar capital do banco para financiar compra da 321 Crédito por 100 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião