Primeiro voo da nova “baleia-branca” da Airbus concluído com sucesso

  • Rita Frade
  • 19 Julho 2018

A nova "baleia branca" da Airbus foi levada para os céus, pela primeira vez, esta quinta-feira. Chama-se BelugaXL e irá substituir, gradualmente, o BelugaST.

O mais recente avião de carga da Airbus fez o seu voo inaugural esta quinta-feira, nos céus de França. Chama-se BelugaXL e irá substituir, gradualmente, o BelugaST.

Depois de concluir com sucesso o seu primeiro voo de quatro horas e onze minutos, o “BelugaXL irá passar cerca de 600 horas em testes de voo, ao longo de 10 meses, para obter a Certificação de Tipo e entrar em serviço no final de 2019“, diz a Airbus.

O presidente da Airbus, Guillaume Faury, agradeceu, nas redes sociais, a todos aqueles que estiveram envolvidos no programa, “tão importante para alcançar o aumento de produção“.

As novas “baleias brancas” são uma versão modificada do A330-200 Freighter e irão “transportar componentes de aeronaves de grande dimensão“.

O programa do BelugaXL “foi lançado em novembro de 2014 para responder às necessidades do aumento de produção e da capacidade de transporte da Airbus, para além de 2019“.

O novo Beluga da Airbus irá entrar em serviço em 2019.Airbus

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro voo da nova “baleia-branca” da Airbus concluído com sucesso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião