Endividamento da economia atinge novo recorde. São já 724.703.000.000 de euros

O endividamento da economia voltou a aumentar em maio, tendo atingido um novo recorde. O total do endividamento do Estado, empresas e famílias superou os 724 mil milhões de euros naquele mês.

O endividamento da economia voltou a aumentar em maio, tendo atingido um novo recorde. O total do endividamento do Estado, empresas e famílias portuguesas superou os 724 mil milhões de euros naquele mês, o valor mais elevado de sempre, revelam os dados do Banco de Portugal.

“Em maio de 2018, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 724,7 mil milhões de euros, dos quais 322,4 mil milhões respeitavam ao setor público e 402,3 mil milhões ao setor privado”, detalha o banco central na nota de informação estatística divulgada esta quinta-feira.

“Relativamente a abril de 2018, o endividamento do setor não financeiro aumentou mil milhões de euros, em resultado do incremento de 300 milhões de euros no endividamento do setor público e de 700 milhões de euros no endividamento do setor privado”, acrescenta ainda.

Endividamento da economia atinge novo recorde

Fonte: Banco de Portugal

O montante em dívida por parte do setor não financeiro representa quase cinco vezes o valor da riqueza bruta produzida pelos portugueses num ano. Os últimos dados disponibilizados pelo Banco de Portugal, relativos a março, colocavam o endividamento nos 369,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Maio marcou mesmo um recorde no que toca à dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, tendo superado os 250 mil milhões de euros em termos brutos. Mas é expectável que o endividamento público venha a registar uma descida ao longo do ano — sobretudo depois do reembolso ao mercado de um montante de 6,6 mil milhões de euros em junho.

No que toca à dívida privada, o Banco de Portugal explica que houve um aumento do endividamento externo das empresas em 500 milhões de euros. Já as famílias e particulares registaram um crescimento do endividamento face ao setor financeiro de 200 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia atinge novo recorde. São já 724.703.000.000 de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião