Hoje nas notícias: BPN, Carris e crédito automóvel

  • ECO
  • 17 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os salários dos ex-diretores do BPN e os lucros de cinco mil milhões da Carris, agora que passou para a alçada da Câmara Municipal de Lisboa, são duas das notícias que fazem as manchetes dos jornais. Destaque ainda para a concessão de crédito automóvel que triplicou nos últimos cinco anos.

Estado paga mais a ex-diretores do BPN do que a Marcelo

O relatório final da auditoria realizada pela Auditoria da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem alerta para um padrão de atuação com falhas diversas no veículo público que gere cerca de três mil milhões de euros de ativos tóxicos do antigo Banco Português de Negócios. Um dos problemas encontrados está na tabela salarial, onde há duas pessoas a ganhar mais de 10 mil euros mensais: Armando Pinto, diretor de assuntos jurídicos, e Carlos Venda, responsável pela área de tecnologia e logística, todos da equipa de Oliveira e Costa. Já o Presidente da República aufere 8.375 euros mensais. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Capa do Público de 17 de julho de 2018.Público

Supervisores impedidos de ter ações de empresas reguladas

O Governo​ quer impedir que os supervisores financeiros tenham, diretamente ou indiretamente, participações sociais, interesses económicos ou direitos de voto em entidades alvo da sua supervisão.​ Assim, os administradores do Banco de Portugal, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) vão ser também impedidos de realizar operações sobre instrumentos financeiros e pacotes de produtos de investimento de retalho ou com base em seguros, que estejam relacionados com as mesmas empresas sobre as quais recai a sua atividade de controlo.​ Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Carris municipal com lucros de 5 milhões

A​ empresa de transportes públicos fechou o ano passado com um resultado líquido positivo de quase cinco milhões de euros, “pela primeira vez em três décadas”, adiantou a Carris. Estes valores foram conseguidos no ano que passou a ser detida pela Câmara de Lisboa, passando o Estado a assumir a dívida histórica que esta tinha. Os lucros de 2017 apresentaram melhorias significativas face ao ano anterior, altura em que registou prejuízos de 6,9 milhões de euros. Assim, com a passagem das responsabilidades financeiras para o Estado, os capitais próprios passaram de 740,4 milhões de euros negativos em 2016 para 83,7 milhões positivos em 2017. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Capa do Jornal de Negócios de 17 de julho de 2018.Jornal de Negócios

Venda de casas vai atingir novo recorde em 2018

Com os números dos primeiros cinco meses a já serem conhecidos, a associação que representa os profissionais do imobiliário (APEMIP) consegue estimar que as operações envolvendo casas de habitação superem as 170 mil. Até ao final de maio, foram contabilizadas 122.317 certidões de registo de compra e venda de imóveis, sendo que este número está perto de superar o total de 2017, em que foram 153.292 casas a mudarem de dono. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

São feitos 600 créditos por dia para comprar carro

O crédito automóvel acelerou este ano, tendo triplicado em cinco anos. Segundo os dados do Banco de Portugal foram concedidos quase 290 milhões de euros e foram feitos mais de 20 mil contratos. Desde o início do ano até ao final de maio, o número de novos créditos concedidos para comprar carro aumentou para mais de 89 mil veículos, o que corresponde a quase 600 carros por dia. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: BPN, Carris e crédito automóvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião