5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 17 Julho 2018

O foco vai estar virado para o Parlamento onde Manuel Pinho vai falar sobre o caso GES, Pedro Siza Vieira sobre a "Estratégia Portugal 2030" e o especialista Clemente Pedro Nunes sobre os CMEC.

As audições no Parlamento dominam esta terça-feira. O ex-ministro Manuel Pinho vai responder aos deputados na comissão de Economia sobre o caso GES. Já na Comissão Eventual de Acompanhamento, o ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, fala sobre o novo quadro de fundos comunitários da “Estratégia Portugal 2030”. Isto no mesmo dia em que o especialista em energia Clemente Pedro Nunes esclarece as dúvidas sobre os CMEC. Na Associação Mutualista, realiza-se uma assembleia-geral para aprovação das contas. No mercado, acaba o período de subscrição da mais recente emissão de obrigações destinadas aos investidores do retalho.

Manuel Pinho ouvido no caso GES…

Foi em maio que advogado de Manuel Pinho, Ricardo Sá Fernandes, revelou que o ex-ministro, que deixou de ser arguido no caso EDP, estaria disposto a prestar “todos os esclarecimentos” aos deputados no caso GES. E é o que vai acontecer esta terça-feira, quando responder às questões dos deputados na comissão parlamentar de Economia. De acordo com o Observador, Pinho é suspeito de ter recebido cerca de um milhão de euros de uma empresa do GES, entre 2006 e 2012.

… e Pedro Siza Vieira sobre a “Estratégia Portugal 2030”

O ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, também vai estar no Parlamento, na Comissão Eventual de Acompanhamento no âmbito do novo quadro de fundos comunitários da “Estratégia Portugal 2030”. Esta iniciativa parlamentar foi constituída por uma resolução da Assembleia da República, aprovada por unanimidade no Parlamento, e publicada em fevereiro de 2018.

Mas também Clemente Pedro Nunes sobre os CMEC

Não há duas sem três. A comissão de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade vai receber Clemente Pedro Nunes enquanto especialista na matéria. Isto depois de um outro especialista, Pedro Sampaio Nunes, ter afirmado que o “pagamento dos CMEC é uma flagrante e massiva infração das regras previstas no tratado europeu em matéria de concorrência” e que houve mesmo “complacência e conivência por parte da Comissão Europeia” neste processo.

Associados do Montepio reúnem-se para aprovar contas

A Associação Mutualista, dona do Montepio, reúne esta terça-feira os seus associados para aprovarem as contas de 2017, num evento que vai decorrer na Ordem dos Contabilistas Certificados, em Lisboa, e deverá arrancar pelas 21h00. A entidade liderada por Tomás Correia teve lucros de 587,5 milhões de euros no ano passado, bem acima dos 7,4 milhões de euros em 2016, um resultado para o qual contribuíram créditos fiscais.

Acaba prazo de subscrição de OTRV

O período de subscrição da mais recente emissão de obrigações destinadas aos investidores do retalho termina esta terça-feira. A nova colocação de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) distingue-se das anteriores por ter um prazo mais alargado, mas oferece também a remuneração mais baixa de sempre — o Tesouro oferece uma taxa de juro de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião