Governo autoriza contratação de 400 médicos na reforma para trabalharem no SNS

  • Lusa e ECO
  • 13 Julho 2018

A medida publicada esta sexta-feira em Diário da República autoriza o SNS a contratar até 400 médicos aposentados para "dar resposta à procura especializada de cuidados de saúde".

A autorização para 400 médicos aposentados trabalharem no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2018 já saiu em Diário da República, abrangendo também todos os contratados desde 2016.

Em janeiro deste ano, o relatório social do Ministério da Saúde de 2016 mostrou que foi esse ano que teve maior número de profissionais no setor público de saúde desde 2010, ano a partir do qual houve um decréscimo de trabalhadores do setor que só foi invertido a partir de 2015.

Os médicos aposentados no ativo foram crescendo sempre de 2010 a 2016, ano em que atingiram o valor mais elevado, com 301 profissionais em aposentação, mas que quiseram permanecer a trabalhar no SNS. O número estabelecido no despacho “abrange os médicos atualmente em funções, assim como a renovação e celebração de novos contratos”.

Assim, a contratação de médicos aposentados foi uma das medidas encontradas pelo Governo para colmatar a escassez de profissionais no setor. No despacho publicado esta sexta-feira, o executivo verifica “a necessidade de contratar médicos aposentados para dar resposta à procura especializada de cuidados de saúde em algumas especialidades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo autoriza contratação de 400 médicos na reforma para trabalharem no SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião