5 coisas que vão marcar o dia

O debate do Estado da Nação marca a agenda dos investidores no dia em que Centeno está no Ecofin, são conhecidos os resultados da OPV da Raize e do turismo. JP Morgan e Citigroup divulgam contas.

As atenções prometem estar centradas esta sexta-feira no debate do Estado da Nação, onde António Costa deverá ser confrontado pelos diferentes partidos com questões sobre temas quentes como a discussão pré-Orçamento do Estado, as 35 horas na saúde, a carreira dos professores e as leis laborais. Mário Centeno não estará presente no Parlamento português já que participa na reunião o Ecofin, em Bruxelas. Serão ainda conhecidos os dados sobre a evolução do turismo em abril, bem como o resultado da OPV da Raize que se estreia em bolsa a 18 de julho. Os investidores também devem dedicar uma atenção especial aos resultados da JP Morgan e do Citigroup.

O Estado da Nação em debate no Parlamento

O desempenho do Governo vai a teste esta sexta-feira. Às 9h30 arranca o debate sobre o Estado da Nação que encerra a terceira sessão legislativa do Executivo comandado por António Costa. A discussão tem início com uma intervenção do primeiro-ministro, que é depois sujeito às perguntas dos grupos parlamentares. Segue-se um debate generalizado que é, de seguida, encerrado pelo Executivo. Antecipa-se que o debate deste ano seja marcado pela discussão pré-Orçamento do Estado, as 35 horas na saúde, a carreira dos professores e as leis laborais.

Mário Centeno no Ecofin: IVA em discussão

Enquanto António Costa é confrontado no Parlamento com as questões dos deputados, Mário Centeno está em Bruxelas para participar no Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (Ecofin). O ministro das Finanças e também presidente do Eurogrupo representará Portugal na reunião dos ministros responsáveis pela Economia e Finanças dos Estados-membros da UE. Em cima da mesa estará a discussão em torno da aplicação do IVA nos diferentes Estados-membros, depois de no final de junho os ministros das Finanças da UE terem acordado novos instrumentos de combate à fraude com este imposto.

Como evolui o Turismo e Portugal?

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revela os números da atividade turística em Portugal relativos ao mês de maio. A revelação destes números é importante para perceber se a quebra na atividade hoteleira registada em abril teve continuidade em maio. Os últimos dados do INE indicam que a atividade hoteleira registou um ligeiro abrandamento no mês de abril, com 1,8 milhões de hóspedes e 4,7 milhões de dormidas. Ou seja, diminuições de 5,4% e 8,4%, respetivamente. A realização da Páscoa em março justifica a quebra registada em abril.

Resultados da OPV da Raize são conhecidos

A plataforma portuguesa de crowdfunding e a maior bolsa nacional de empréstimos a PME encerra o último capítulo antes da sua estreia na bolsa portuguesa. Esta sexta-feira, a Euronext Lisbon vai divulgar os resultados da oferta Pública de Venda (OPV) da Raize, operação em que disponibilizou 750 mil ações representativas de 15% do seu capital ao preço de dois euros. Para já sabe-se que houve rateio no final da operação, uma vez que a Raize já revelou, na semana passada, que a procura duplicou a oferta. A estreia da Raize na bolsa de Lisboa acontece na próxima quarta-feira, sob o ticker “MLRZE”.

Dois dos “big five” da banca apresentam contas

Esta sexta-feira é marcada pela divulgação de contas de dois dos maiores gigantes da banca mundial. A JP Morgan e o Citigroup revelam o balanço da sua atividade relativo ao segundo trimestre do ano. Após o esperado corte de impostos, a boa saúde da economia dos EUA e a subida das taxas de juro, as atenções dos investidores prometem estar centradas nos resultados destes dois dos “big five” da banca. Wall Street antecipa que a JP Morgan tenha registado um aumento de 23% nos lucros por ação e de 8% nas receitas. Para o Ciitigroup é antecipado também um aumento de 23% dos lucros por ação e de 3% nas receitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião