5 coisas que vão marcar o dia

Agenda marcada por indicadores económicos que permitem avaliar o estado da economia. Lá por fora, há encontro de Sanchez com presidente catalão e ainda a nomeação de Trump para o Supremo americano.

Agenda marcada por indicadores económicos, desde o inquérito de conjuntura ao investimento do Instituto Nacional de Estatística (INE) até ao Sentix, que mede a confiança dos investidores. No plano político, dois temas ganham relevância: o encontro do presidente do Governo espanhol, Pedro Sanchez, com o presidente da Catalunha e a nomeação do Presidente americano, Donald Trump para o Supremo Tribunal norte-americano.

Empresas vão continuar a investir?

O INE volta a medir o pulso às empresas portuguesas, nomeadamente quanto às suas intenções de investimento. No anterior inquérito, apontava-se para um crescimento do investimento empresarial em torno dos 3,7% em 2018, após um aumento de 5,5% no ano passado.

OCDE antecipa evolução da economia

A OCDE apresenta estatísticas que ajudam a prever possíveis alterações no ciclo económico nos próximos seis a nove meses. São os chamados indicadores compósitos. Na última divulgação, o organismo internacional deixou estáveis as perspetivas de crescimento da atividade económica dos seus países membros e também da Zona Euro.

Investidores mais desconfiados com economia europeia?

A confiança dos investidores em relação à evolução da economia europeia tem vindo a deteriorar-se nos últimos meses, segundo o indicador mensal Sentix, que volta a ser atualizado esta segunda-feira. São consultados mais de 1.600 analistas financeiros e investidores institucionais. Geralmente, valores elevados deste indicador levam o euro a subir. E vice-versa.

Sanchez encontra-se com presidente catalão

Depois de ter tomado posse como líder do Governo espanhol, no início do mês passado, Pedro Sanchez anunciou que iria realizar um ronda com os presidentes das várias Comunidades Autónomas para analisar as relações com o Executivo central. Esta segunda-feira, será a vez de se encontrar com Quim Torra, presidente do governo da Catalunha. O tema da independência da região não deverá ser esquecido.

Trump anuncia novo juiz do Supremo dos EUA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, vai anunciar o futuro juiz do Supremo Tribunal dos EUA. O juiz Anthony Kennedy vai reformar-se no final de julho, após três décadas num cargo que é vitalício. O anúncio é aguardado com bastante expectativa. Trump deverá aproveitar a vaga para nomear um juiz mais conservador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião