5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 4 Julho 2018

O Parlamento será o centro das atenções, mas há outros destaques a ter em conta. Começa hoje o período de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).

O Parlamento promete ser o centro das atenções esta quarta-feira. Desde a audição do ministro Vieira da Silva — em vésperas de debate sobre as alterações ao Código do Trabalho — à discussão sobre descentralização, passando pela presença de Mira Amaral na comissão de inquérito relativa ao pagamento de rendas excessivas, são vários os momentos em destaque. Mas esta quarta-feira também marca o início do prazo de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV).

Ministro do Trabalho ouvido pelos deputados na semana em que lei laboral vai a debate

O ministro Vieira da Silva é recebido esta quarta-feira de manhã na comissão parlamentar do Trabalho, para debater a política geral do Ministério e outros assuntos de atualidade.​ A audição ocorre dois dias antes de o Parlamento discutir, na generalidade, alterações às leis laborais. O Governo conseguiu fechar um acordo em concertação social (com patrões e UGT, sem o aval da CGTP), mas as alterações ainda têm de passar pelo Parlamento.

Descentralização em debate no Parlamento

O Parlamento também debate, à tarde, as desigualdades territoriais e a descentralização, no âmbito de uma marcação do PSD. Será votado um projeto de lei do PS e PSD, que cria a Comissão Independente para a Descentralização. Tal como o ECO escreveu, Governo e PSD deverão falhar o prazo para fechar o processo legislativo referente ao pacote da descentralização.

Mira Amaral ouvido sobre os CMEC

Luís Mira Amaral é ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade. O antigo ministro da Indústria e Energia já considerou “exagerada” a renda paga pelo Estado à EDP desde 2007 na sequência do fim dos Contratos de Aquisição de Energia com a liberalização do mercado energético.

Arranca subscrição das obrigações para o retalho

Arranca hoje — e termina a 17 de julho — o prazo de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), um produto de dívida do Estado dirigido para as famílias portuguesas. O Governo decidiu alargar o prazo destes títulos para sete anos, em vez de cinco. E só vai pagar 1%, o juro mais baixo de sempre.

CTT debatem comércio eletrónico

O dia vai ser marcado pelo “e-commerce moments”, uma iniciativa dos CTT para debater o comércio eletrónico e que tem lugar na Fundação Portuguesa das Comunicações. O tema tem vindo a ganhar destaque crescente: a Sonae desenvolveu recentemente uma parceria com os CTT na área do comércio eletrónico que visa a exploração de uma nova plataforma em modelo marketplace.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião