Trump e Putin marcam encontro para dia 16 de julho na Finlândia

  • ECO
  • 28 Junho 2018

Presidentes dos EUA e Rússia marcaram encontro para o próximo mês em Helsínquia, capital da Finlândia, depois de Trump participar na reunião da Nato e de visitar o Reino Unido.

Donald Trump e Vladimir Putin vão organizar a primeira cimeira bilateral em Helsínquia, na Finlândia, no dia 16 de julho, num encontro que há muito era aguardado e que acontecerá num momento particularmente quente entre Moscovo e os países do Ocidente.

Os presidentes dos EUA e Rússia têm encontro marcado na capital finlandesa depois da participação de Trump na reunião anual da NATO, em Bruxelas, e de uma visita oficial ao Reino Unido, segundo anunciou o Kremlin esta quinta-feira.

Segundo o jornal Financial Times, que avançou com a notícia, embora a cimeira entre Trump e Putin seja aguardado com bastante expectativa, vários responsáveis oficiais sublinharam que as “ambições para o encontro são muito baixas”, não se prevendo anúncios relevantes.

O jornal britânico escreve ainda que o timing da cimeira poderá irritar alguns dos aliados americanos no Ocidente, que procuraram isolar diplomaticamente Putin nos últimos meses.

No ano passado, os EUA intensificaram as sanções económicas à Rússia na sequência da anexação da Crimeia, em 2014, e também pelo envolvimento de Moscovo na guerra síria. Há também acusações que os russos interferiram nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump e Putin marcam encontro para dia 16 de julho na Finlândia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião