Salário mínimo acima dos 600 euros? Governo está disponível

  • ECO
  • 27 Junho 2018

Depois de a CIP ter garantido que os patrões podem surpreender e propor uma subida do salário mínimo acima da meta do Governo, o Secretário de Estado mostra-se disponível a rever o valor previsto.

A subida do salário mínimo nacional para os 600 euros no próximo ano ainda não está fechada, garante o Secretário de Estado do Emprego, citado pelo Diário de Notícias. Depois de o presidente da Confederação Empresarial Portuguesa (CIP) ter admitido, este sábado, que essa meta pode ser ultrapassada, o Executivo de António Costa mostra-se agora disponível para um aumento superior ao esperado.

O Governo nunca foi para nenhum debate sobre o salário mínimo com um valor inteiramente fechado”, sublinha Miguel Cabrita, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação pública do Relatório sobre Emprego e Formação de 2017.

No programa do Governo, o “compromisso” indicado é o de chegar os 600 euros brutos mensais a 1 de janeiro de 2019, isto é, o de uma subida de 20 euros face aos 580 euros atualmente em vigor. O governante mostra-se, no entanto, aberto a um aumento superior ao previsto desde que os parceiros sociais concordem e se reúnam as condições económicas para tal.

“O Governo tem uma meta, mas vamos passo a passo. O debate ainda não abriu na concertação social, há de chegar a seu tempo”, realça ainda o governante.

Este sábado, o presidente da CIP assumiu que os patrões poderão “surpreender” e propor um valor superior àquele sugerido pelo Executivo para o salário mínimo de 2019. “[Pode] haver uma surpresa e não ficarmos confinados a um valor de 600 euros”, disse António Saraiva, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

A Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) também já reagiu a este comentário da CIP, garantindo que a proposta em causa ainda não foi discutida com os demais parceiros sociais. “Não foi pela Confederação do Comércio e Serviços discutida, ou sequer considerada, qualquer proposta de aumento do Salário Mínimo para 2019 acima da proposta que consta do programa de Governo”.

Segundo o Ministério do Trabalho, no final do ano passado quase 700 mil pessoas recebiam o salário mínimo nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo acima dos 600 euros? Governo está disponível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião