Dieselgate: Volkswagen prepara-se para pedir indemnização ao ex-CEO

  • ECO
  • 25 Junho 2018

Martin Winterkorn, ex-CEO da Volkswagen, pode vir a ter de pagar uma indemnização à fabricante automóvel. Isto porque estava à frente da empresa quando esta manipulou os testes de emissões de gases.

A Volkswagen considera pedir uma indemnização ao ex-CEO. Isto porque era Martin Winterkorn que estava à frente da empresa quando a fabricante falsificou os testes de emissões de gases poluentes. A decisão será tomada pelo conselho supervisor assim que forem conhecidos os resultados da investigação.

“Indemnizações contra ex-membros do conselho de administração estão a ser seriamente considerados”, afirmou Stephan Weil, membro do conselho supervisor da empresa, ao jornal Sueddeutsche Zeitung, citado pela Reuters.

A Volkswagen está envolvida desde 2015 num vasto escândalo que envolve a manipulação de emissões poluentes de veículos com motores diesel, um caso que custou cerca de 25 mil milhões de euros ao construtor em processos na justiça e reparação de viaturas.

O grupo reconheceu que equipou 11 milhões dos seus veículos diesel com software que falsificava os resultados dos testes de poluição e ocultava as emissões de óxidos de nitrogénio superiores a 40 vezes os padrões permitidos.

“Quando soubermos o resultado das investigações, tomaremos uma decisão”, disse ainda Weil. Até agora, a Volkswagen tem apontado o dedo a gestores de nível de inferior, dizendo que apenas estes sabiam da manipulação dos testes. Contudo, esta posição mudou depois de as autoridades terem apresentado acusações criminais contra Winterkorn no início deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dieselgate: Volkswagen prepara-se para pedir indemnização ao ex-CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião