5 coisas que vão marcar o dia

Em dia de jogo de Portugal no Mundial, há escassez de outros eventos. O governador do Banco de Portugal estará no Porto a falar sobre empreendedorismo e o INE divulga dados sobre os transportes.

O dia ficará marcado pelo último jogo da seleção de Portugal na fase de grupos do Mundial de Futebol. Fora do campo desportivo, a agenda é escassa. O governador do Banco de Portugal estará no Porto para falar sobre inovação e empreendedorismo no setor empresarial nacional e o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga novos dados sobre a atividade no setor dos transportes.

Portugal fecha a ronda da fase de grupos

Portugal trava esta segunda-feira o último jogo da fase de grupos do Mundial, contra o Irão. Depois de ter empatado o primeiro jogo e vencido o segundo, contra Marrocos, a seleção portuguesa acumula quatro pontos e está na frente do grupo B, juntamente com a Espanha, que tem os mesmos pontos. Já o Irão soma 3 pontos. Em dia de jogo, deverá haver poucos eventos a marcar o dia no campo económico, prevendo-se um dia calmo nos mercados acionistas.

Incógnita depois de AG do Sporting

Este sábado, a maioria dos sócios sportinguistas decidiu pela destituição do presidente, Bruno de Carvalho, a sequência das votações na Assembleia Geral extraordinária do clube, no Altice Arena. Quase 15.000 sócios exerceram o seu direito de voto e 71% optou pela não continuidade de Bruno de Carvalho à frente do clube de Alvalade. No entanto, e depois de domingo de manhã o ex-presidente ter dito que não conseguia “sentir o clube”, Bruno de Carvalho voltou atrás ao fim da tarde, anunciando via Facebook a sua recandidatura. As eleições do Sporting, anunciou Marta Soares no sábado, estão marcadas para 8 de setembro.

Banco de Portugal avalia o setor empresarial

O Porto vai receber, esta tarde, a 7.ª Conferência da Central de Balanços do Banco de Portugal. Subordinada ao tema “A inovação e o empreendedorismo no setor empresarial português”, a conferência vai contar com a participação de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria. O evento decorre na Porto Business School.

INE divulga dados dos transportes

O INE vai divulgar os mais recentes dados da atividade dos transportes, relativos ao primeiro trimestre deste ano. Se o setor mantiver a tendência registada no ano passado, será para melhorar os resultados. Em 2017, o transporte aéreo de passageiros cresceu mais de 16%, enquanto o transporte de passageiros na ferrovia e no metropolitano aumentou mais de 5% em ambos os casos.

Economias mundiais prestam contas

É dia de conhecer vários indicadores económicos um pouco por todo o mundo. Os Estados Unidos vão divulgar novos dados sobre as vendas de casas novas, relativos ao mês de maio. Na Europa, as autoridades alemãs publicam dados relativos ao sentimento dos empresários. Já o Japão divulga o seu principal índice económico, composto por 12 indicadores, como a evolução dos preços ou a evolução das encomendas, que revelam o desempenho da economia japonesa a curto e médio prazo.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião